Grupo que mistura guitarras portuguesas com rock apresenta o seu disco de estreia este sábado à noite.
Corpo do artigo
O grupo indie-rock Expresso Transatlântico, nascido em 2021, em Lisboa, apresenta este sábado no Auditório de Espinho, às 21.30 horas, o seu primeiro álbum de estúdio, o surpreendente "Ressaca bailada", lançado no final de 2023.
Gaspar Varela, na guitarra portuguesa, Sebastião Varela, na guitarra elétrica, e Rafael Matos, na bateria, compõem o jovem trio lisboeta e vão dar som, ritmo e vida a singles como "Bombália", "Azul celeste" ou "Barquinha", que conta com a participação de Conan Osíris.
A banda procura transmitir as suas vivências e contactos multiculturais da capital. Apresenta influências que vão desde a tradição do fado, com o protagonismo da guitarra portuguesa, à música popular portuguesa, brasileira e africana ou a sonoridades globais contemporâneas e inspira-se na música de grupos como os Dead Combo, ao qual dedicam a música "O Gangster (Canção para Dead Combo)".
As primeiras ideias da banda começaram a nascer enquanto Gaspar Varela acompanhava Madonna na digressão pelos Estados Unidos da América. Sebastião Varela e Rafael Matos enviaram as composições para o outro lado do oceano, com a rapidez que a Lisboa cosmopolita os habituou, e desta viagem nasceu o Expresso Transatlântico.
O destaque que têm conseguido alcançar no panorama atual da música portuguesa já lhes valeu, desde 2022, participação no WOMEX, um projeto de música mundial sediado em Berlim, e em festivais internacionais como o Colours of Ostrava, na República Checa, e, em janeiro deste ano, no ESNS Festival, nos Países Baixos.
Em Portugal, os Expresso Transatlântico já marcaram presença no Nos Alive, em 2022, e no Vodafone Paredes de Coura, em 2023. Em junho deste ano vão atuar no último dia do Festival Primavera Sound, no Porto.
Está previsto que o espetáculo deste sábado no Auditório de Espinho dure 75 minutos. Ainda há bilhetes disponíveis, com preços que vão dos quatro aos oito euros.