Paraguaii protagonizaram um belo concerto, no aquecimento para os cabeças de cartaz The Dandy Warhols do Rock no Rio Febras.
Corpo do artigo
Discutia-se se estava mais ou menos gente do que na sexta-feira, quando a banda de Portland subiu ao palco do festival da Casa do Povo de Briteiros, na noite deste sábado. Uma coisa é certa, estava muita gente e é oficial: as duas grandes enchentes da edição de 2025, do festival nas margens do rio Febras foram com José Pinhal - Post Mortem Experience, na sexta-feira, e com The Dandy Warhols, esta noite.
Depois de um concerto animado pelos Paraguaii, o calor pedia um fino e uma bifana, mas muitos não tiveram tempo porque ficaram a dançar as rocadas que o dj Rafaello foi passando. Entre os que foram aos bares, num inquérito rápido antes de o concerto de The Dandy Warhols arrancar, foi possível perceber que a maioria dos festivaleiros queria ouvir “Bohemian Like You”, o grande sucesso dos cabeças de cartaz. A banda, porém, anda em digressão com o álbum de 2024, "Rockmaker", e foi com temas desse trabalho que arrancou. Os americanos tocaram esta sexta-feira na Irlanda, apanharam um avião para Barcelona, na manhã deste sábado, e daí para o Porto, onde chegaram às 16 horas. Foram ao hotel dormir um bocado e vieram para Briteiros tocar, sem fazer soundcheck. E correu bem.
No calendário europeu da banda - Atenas, Hamburgo, Sofia -, Briteiros surgiu como qualquer coisa fora da caixa. “What a beautiful place”, e o público bateu palmas. "É o último espetáculo da digressão europeia, espero que eles façam aqui algo especial", deseja Ricardo Costa, que veio de Leiria especialmente para este concerto: “mas também vou ficar para Linda Martini, a seguir”. Pode ser que a banda faça a vontade a Ricardo: "É o nosso último espetáculo, amanhã temos o dia todo ‘to fu(...)k off’”, avisaram.