Viajar nas férias não tem que ser sinónimo de perder os festivais de verão. Entre programações de luxo, conceitos boutique, cenários sinistros e outros paradisíacos, destacamos uma seleção dos melhores festivais de música europeus a decorrer até início de setembro, que mais do que um escape, podem ser um convite a sair do país.
Corpo do artigo
DICAS PARA VOOS MAIS BARATOS - Na hora de comprar voo numa plataforma online, há alguns passos a considerar para conseguir os melhores preços. O ideal é procurar voo com datas flexíveis e comparar os preços no período de tempo necessário à viagem, uma vez que de dia para dia e de hora para hora os valores podem variar bastante. Outra sugestão é usar os motores de busca de passagens aéreas, que reúnem dados das diversas companhias, para ver o voo mais barato e, de seguida, procurar o mesmo voo no site oficial da companha aérea (usar sempre janela anónima). Compare os valores, prestando atenção se as taxas estão incluídas e ao número de escalas.
Øyafestivalen
8 - 12 agosto, Oslo, Noruega
Com seis palcos e por quatro dias, o Øya é um dos maiores festivais de música da Noruega, realizado no parque Tøyen, na zona leste da capital. O warm-up "The Club Night" acontece na terça-feira anterior, com concertos distribuídos pelos clubes noturnos da cidade, que acolhem ainda dj's diariamente ao fecho do festival. Há ainda sessões de autógrafos e conversas com músicos convidados. O Øya tem "a ambição de ser um dos festivais mais verdes do mundo". Entre as várias medidas, todos os restaurantes vendem comida e bebidas orgânicas e a entrega para reciclagem de copos, pontas de cigarros e sacos vale dinheiro aos festivaleiros.
Artistas: Lana del Rey, Pixies, The xx, BadBadNotGood, Beth Ditto, Feist, Angel Olsen, Mac DeMarco, MØ, Cashmere Cat, Testament, Danny Brown, Oathbreaker, entre outros.
Passe: 288 euros (esgotado)
Bilhete diário: 102 euros (esgotado)
Bilhetes Club Night e Nighttime Øya: à venda à porta
Voos (Lisboa - Oslo - Lisboa): a partir de 310 euros *
* pesquisa básica de referência em Skyscanner.pt, realizada a 1 de agosto
Flow Festival
11 a 13 de agosto, Helsínquia, Finlândia
Uma antiga central energética desativada, Suvilahti, é cenário do Flow, um festival boutique de música e artes, na capital finlandesa. Do indie rock ao jazz, hip-hop e r&b underground, à mais fina música eletrónica e experimental, a oferta musical é estelar e distribui-se por nove palcos, alguns em jardins. Destaque para uma tenda preta e um palco 360º graus. O espaço é ambientado com instalações visuais, de luz, street art e com outras peças de arte, ao mesmo tempo que há mostras de curtas-metragens e de filmes de animação, experiências de realidade virtual e um mercado de vinis. Prima ainda pela postura "eco-friendly".
Artistas: Frank Ocean, Lana del Rey, Moderat, The xx, Aphex Twin, Flume, Beth Ditto, Danny Brown, Young Thug, Sampha, Angel Olsen, Car Seat Headrest, Jon Hopkins (dj set), entre outros.
Passe três dias: 195 euros (esgotado)
Passe dois dias: 149 euros
Bilhete diário: 99 euros
Voos (Lisboa - Helsínquia - Lisboa): a partir de 296 euros*
* pesquisa básica de referência em Skyscanner.pt, realizada a 1 de agosto
FESTIVAIS "ECO-FRIENDLY" MARCAM TENDÊNCIA - De forma a reduzir a pegada ecológica, há festivais de música massivos a dar o exemplo ao adoptar e promover práticas amigas do ambiente. A título de exemplo, este ano o festival Øya, na Noruega, terá um palco a funcionar a energia solar e o belga Pukkelpop usa energia elétrica 100% sustentável. Ambos têm parque para bicicletas vigiado e gratuito e recompensam o público que entregue lixo reciclável. Já o Flow Festival, na Finlândia, consome energia gerada pelo vento e por biodiesel produzido a partir do lixo de comida, por exemplo. A venda de comida orgânica e a oferta de transporte público são das medidas mais comuns.
Pukkelpop
16 a 19 de agosto, Kiewit (Hasselt), Bélgica
Com 32 anos e um cartaz gigante, transversal a diversos géneros do indie rock, ao hip hop, punk, metal ou à música eletrónica (incluindo um palco Boiler Room), o Pukkelpop é um dos festivais de música de verão de referência na Europa e apresenta-se como o maior festival alternativo da Bélgica. Entre as medidas promovidas pelo evento massivo para reduzir a pegada ecológica, está a atribuição de um cartão aos festivaleiros, o "Green ID", que transforma o lixo entregue para reciclagem em pontos convertidos em senhas de comida e bebida. O bilhete garante viagem de ida e volta de comboio gratuita entre qualquer estação belga e a localidade do festival.
Artistas: Bastille, Editors, The xx, Solange, At The Drive In, Flume, Nicolas Jaar, Interpol, Cypress Hill, Pj Harvey, The Flaming Lips, Death Grips, Ty Segall, Moderat, Mount Kimbie, entre outros.
Passe: 199 euros
Bilhete diário: 99 euros (dia 19 está esgotado)
Voos (Lisboa - Bruxelas - Lisboa): a partir de 261 euros*
* pesquisa básica de referência em Skyscanner.pt, realizada a 1 de agosto
Lost Village Festival
24 a 27 de agosto, Lincolnshire, Inglaterra
Uma aldeia abandonada numa floresta ancestral é o cenário do festival Lost Village Festival, que se apresenta como uma "experiência imersiva", num tempo esquecido, habitado por personagens misteriosas e cultos clandestinos. Um evento de música eletrónica íntimo que explora estruturas e edifícios em ruínas. Dançar na "Capela Abandonada", assistir a comédia stand up num "Teatro Perdido", regalar-se um banquete tribal de chefes britânicos, participar em workshops criativos, expandir a mente através de debates e conversas, fazer yoga ou relaxar no spa ao ar livre do "Lago da Tranquilidade" são algumas das propostas.
Artistas: Moderat, De la Soul, Jackmaster, Dixon, The Black Madonna, Ben Ufo, Midland, Nightmares On Wax, entre outros. Erol Alkan e Too Many Dj's (dj set) na festa de abertura.
Passe: 197 euros
Voos (Lisboa - Manchester - Lisboa): a partir de 187 euros*
* pesquisa básica de referência em Skyscanner.pt, a 1 de agosto
Dimensions
30 de agosto a 3 de setembro, Pula, Croácia
Para os amantes de música eletrónica alternativa e de praia, Dimensions é o festival de verão idílico. Anualmente, leva um cartaz de luxo à cidade de Pula (norte da Croácia), banhada pelas águas cristalinas do Adriático. O forte abandonado de Punta Christo, perdido numa floresta densa peninsular, é o quartel-general das noites do festival, que oferece live acts e dj sets de house, techno, disco, jazz, funk, soul e bass music, por oito arenas e palcos. Durante o dia, há música na praia para relaxar até ao pôr do sol e festas no barco. O magistral Anfiteatro Romano no centro de Pula recebe os concertos do dia de abertura.
Artistas: Grace Jones, Moderat e Yussef Kamaal - abertura; Floating Points, Daphni, Helena Hauff, Jeff Mills, Gilles Peterson, Joy Orbison, Goldie e os portugueses Gustavo e Mafalda, entre outros.
Passe (não inclui dia abertura): 188, 50 euros (oferta por tempo limitado de um bilhete na compra de dois, para turistas europeus)
Bilhete dia de abertura: 50 euros
Festas no barco: 24,5 euros (reservado a quem possui bilhete para o festival)
Voos (Lisboa - Veneza - Lisboa): a partir de 273 euros*
* pesquisa básica de referência em Skyscanner.pt, a 1 de agosto