Com transmissão apontada para este mês, "Conspiração", derradeiro projeto documental de António-Pedro Vasconcelos, já teve a sua antestreia.
Corpo do artigo
Com a presença de militares de Abril, decorreu esta sexta-feira, no Centro Cultural de Belém em Lisboa, a antestreia do último trabalho do cineasta, escritor e fundador do Centro Português de Cinema, António-Pedro Vasconcelos.
"Conspiração" é o título desta série documental produzida pela Thrust Media, uma equipa de produção cinematográfica, com a RTP. Esta foi pensada, realizada e produzida por António Pedro Vasconcelos; contudo, só foi finalizada após a sua morte, em março deste ano.
A série é composta por nove episódios e debruça-se sobre a celebração dos 50 anos do 25 de Abril, como tal aborda "tudo o que esteve por trás da 'Revolução dos Cravos', contando com testemunhos de protagonistas que prepararam a revolta militar".
Este é um dos vários projetos desenvolvidos pela RTP para assinalar os 50 anos do 25 de Abril de 1974. A 6 de março, dia em que António Pedro Vasconcelos faleceu, o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, afirmou que o cineasta deixava por cumprir "O seu maior projeto". "Terminar essa obra constituirá certamente uma grande homenagem que o António-Pedro bem merece", disse.
A Associação 25 de Abril lembrou também "A Voz e Os Ouvidos do MFA", uma série que o cineasta fez sobre a Revolução de Abril e que "lhe abriu as portas ao conhecimento e paixão sobre 'como se chegou ao 25 de Abril de 1974".