Lisboa vai acolher o Festival Eurovisão da Canção 2018 nos dias 8, 10 e 12 de maio. "Uma Eurovisão com personalidade, caráter, criativa, interessante e económica como poucas têm sido", prometeu Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP, na conferência de apresentação do evento.
Corpo do artigo
A data e o local estão marcados. Lisboa irá acolher as duas semifinais e a final do evento europeu que tem mais de 200 milhões de espetadores em todo o mundo. O Parque das Nações é o local escolhido para receber as várias fases da competição musical.
8661194
O orçamento será apresentado até ao final deste ano. Apesar de ainda não haver números concretos, já está estipulada a origem do financiamento. "A cidade de Lisboa cobre o grosso dos custos com a logística, à RTP cabe organizar o evento", disse Gonçalo Reis, na terça-feira.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, clarificou que o montante investido provém da taxa turística. "Não usaremos recursos dos contribuintes", assegurou.
Também a Eurovisão e o Turismo de Portugal financiam o evento.
https://www.facebook.com/rtp/videos/10155412251552976/
Estima-se que os custos associados às edições anteriores rondem os 30 milhões de euros. "Nada disso, vai ser muito mais barato do que os anos anteriores", garantiu o presidente da RTP, embora sem avançar uma estimativa do valor.
"A Eurovisão vai ser um grande esforço para a RTP mas não pode colocar pressão na própria programação nem dos trabalhadores. Para eles esta será também uma grande oportunidade", atestou Gonçalo Reis.
Foi Filomena Cautela que teve a tarefa de fazer as honras na conferência de apresentação do Festival Eurovisão da Canção 2018. Num tom descontraído e com poucas formalidades, a apresentadora do programa da RTP1 "5 para a meia-noite" suavizou o encontro com algumas piadas que lhe são características.
Quando questionada sobre se recaía sobre si a escolha para apresentar o evento, remeteu a responsabilidade à direção da RTP. "Não sei, está ali o diretor, perguntem-lhe a ele".
https://www.facebook.com/filomenacautela/photos/a.384852812668.165486.182212047668/10155040003632669/?type=3
"Neste momento é altura de pensar noutras coisas. 'Step by step' [em português, 'passo a passo']", contrapôs Gonçalo Reis sem, no entanto, negar que é possível que já estejam nomes em cima da mesa a serem discutidos pela Direção de Programas, presidida por Daniel Deusdado.
O presidente garantiu ainda que a estação pública de TV não está preocupada com a dimensão do evento, antes sim entusiasmada. "As exigências técnicas estão acima dos nossos padrões habituais", constatou. Espera-se que o Festival Eurovisão da Canção origine receitas provenientes do turismo no valor de 25 milhões de euros.
Já em março, o Festival da Canção acontecerá naquela que é conhecida como o berço da nação. "Fizemos uma análise técnica em Braga, Gondomar, Lisboa, Guimarães e Santa Maria da Feira. Fomos a todo o lado", explicou Gonçalo Reis. "Esta foi uma escolha empresarial da RTP validada pela Eurovisão", justificou.