Em comunicado conjunto, os três canais generalistas em sinal aberto anunciam que "decidiram fundar uma nova Associação responsável pela medição das audiências de Televisão em Portugal". O principal objetivo é "a promoção, a modernização e a transformação futura da indústria televisiva" no nosso país.
Corpo do artigo
Na nota enviada esta quarta-feira às redações, os três operadores "reiteram a importância da existência de um serviço de medição de audiências televisivas transparente, fiável e independente". Nesse sentido, adiantam, "irão convidar representantes de outros canais de televisão em Portugal, assim como 'stakeholders' do mercado televisivo, a fazerem parte desta nova associação".
O organismo, explica a RTP, a SIC e a TVI, ficará "responsável pela gestão da medição de audiências durante o ano de 2019 e pelo lançamento de um concurso internacional para a prestação do serviço de medição de audiências para um prazo mais alargado, a partir de 2020".
A nova associação quer garantir "a representatividade do mercado e da indústria televisiva de forma inclusiva, transparente e eficaz, e implementará as melhores práticas internacionais na medição das audiências televisivas dos canais que operam em Portugal".