"A Família Ventura" é uma minissérie de quatro episódios que conta a história de Natal de uma família portuguesa. Estreia-se esta sexta-feira, na RTP1, e é a primeira série nacional gravada e exibida em formato 2:1.
Corpo do artigo
Rui Mendes, Maria do Céu Guerra, Joana de Verona ou Tomás Alves fazem parte do elenco de uma série que conta a história dos Ventura, uma família que não se reúne no Natal "devido a compromissos pessoais", anuncia a RTP, mas que pela primeira vez em muitos anos se vai juntar devido a um "acontecimento inesperado".
Francisco (Rui Mendes) é o patriarca da família e é casado com Júlia (Maria do Céu Guerra). Os dois vão passar o Natal na sua quinta em Vale da Figueira, apenas na companhia da governanta (Custódia Gallego). Todos os filhos do casal têm planos que os impedem de passar a quadra com os país mas são traídos por uma doença súbita do pai, que é hospitalizado de emergência a poucos dias do Natal.
"Este acontecimento inesperado vai juntar, pela primeira vez em anos, todos dentro da mesma casa (...). Sob a incerteza do estado de saúde do patriarca, a Família Ventura é obrigada a ultrapassar as conversas de circunstância e confrontar feridas antigas. Juntos acabam por renovar o espírito natalício familiar aceitando as mudanças que estes dias de convivência trouxeram", pode ler-se no site oficial da estação pública.
2oirQ9dXX5U
António Pedro Cerdeira, Susana Arrais e Joana Seixas são outros dos nomes que integram esta produção, escrita por Nuno Bernardo e Patrícia Brásia. É a primeira série portuguesa gravada e exibida em 2:1, formato cinematográfico de séries como "House of Cards" e "The Crown".
"É tentar trazer um pouco da linguagem cinematográfica e do enquadramento cinematográfico, a que estamos habituados no cinema, para a televisão. Ou seja, a imagem será um bocadinho mais retangular, mais panorâmica do que é habitual na televisão", afirmou Nuno Bernardo à agência Lusa.
A realização está a cargo de Miguel Guerreiro e o primeiro episódio vai para o ar esta sexta-feira. E último é exibido na segunda-feira, dia 25. Sempre às 19 horas. De acordo com a RTP, é intenção do operador público produzir anualmente "novos episódios a serem exibidos na quadra natalícia e que atualizam os telespetadores sobre a evolução da família".