Saiu a música que junta Björk e Rosalía contra a aquacultura de salmão na Islândia
Está disponível a partir de ontem a nova versão da música "Oral", que resulta do convite da cantora islandesa Björk à espanhola Rosalía. O objetivo da parceria é apoiar monetariamente os ativistas contra a criação industrial de salmão na Islândia.
Corpo do artigo
Já é possível ouvir o tema "Oral", entoado pelas vozes de Björk e Rosalía. A música, que saiu da gaveta na terça-feira, ao fim de duas décadas, foi lançada na sequência de um pedido que Björk fez à cantora espanhola que revolucionou o flamenco, para que se juntasse na luta contra a indústria de aquacultura na Islândia.
Em outubro, numa entrevista ao diário britânico "The Guardian", Björk afirmou que a indústria de piscicultura é praticada no seu país por um "conjunto de rapazes selvagens que querem fazer dinheiro rápido e sacrificar a natureza". As receitas alcançadas com a música vão ser doadas, em parte, aos ativistas contra a aquacultura de salmão, numa altura em que se registaram fugas de salmões dos tanques onde são criados.
A música "Oral" foi escrita há 20 anos e esteve literalmente perdida até março deste ano, quando foi encontrada pela cantora. Björk contou ao jornal islandês "Visir" que a canção "não combinava muito com os álbuns em que estava a trabalhar na época, 'Homogenic' e 'Vespertine', porque era uma música um pouco aleatória e não sabia o que fazer com ela". Porque o "dancehall é o avô do reggaeton" e Rosalía "tem muito reggaeton no seu álbum", a islandesa optou por convidar a espanhola para um dueto.
Björk ressalva, contudo, que esta "não é uma canção ativista", mas sim uma música "de amor".