
Novo livro do autor de "Versículos satânicos" vai ser publicado a 4 de novembro
Foto: Tobias Schwarz / AFP
Dois anos e meio depois do ataque que o deixou cego de um olho, o escritor britânico Salman Rushdie vai lançar uma nova obra de ficção. "The eleventh hour" é uma coleção de histórias de todo o mundo, ambientadas na Índia, Inglaterra e EUA.
Com a chancela da Penguin Random House, o livro tem publicação prevista para 4 de novembro e, de acordo com a editora, "move-se entre os lugares em que ele cresceu, habitou, explorou e deixou".
O livro descreve a história de "dois velhos conflitos em Chennai, Índia, que vivenciam uma tragédia privada num cenário de calamidade nacional", ainda segundo a editora.
O cenário remete para "Filhos da meia--noite", um dos pontos altos da obra de Sir Salman, com o qual ganhou o Booker Prize, já que revisita o bairro de Bombaim daquele livro, descrevendo uma relação infeliz entre um músico e um milionário.
Composto por três novelas escritas nos últimos 12 meses, o livro explora temas e lugares presentes há longos anos no imaginário do autor, como "mortalidade, Bombaim, despedidas, Inglaterra (especialmente Cambridge), raiva, paz, América e Goya e Kafka e Bosch", nas palavras do próprio.
Embora este seja o seu primeiro livro de ficção escrito nos últimos três anos, Rushdie já regressou à escrita após o ataque de que foi alvo. No livro "A faca", o autor de "Versículo satânicos" escalpeliza as incidências do esfaqueamento no palco durante um evento na Chautauqua Institution, num relato autobiográfico minucioso.
Além da perda de visão em um olho, o ataque em agosto de 2022 deixou o escrityor com outros ferimentos graves, incluindo danos ao fígado e uma mão paralisada causada por danos nos nervos do braço.

