A época é festiva, mas é preciso relembrar que nem todos vivem estas festas com a mesma alegria. Para muitos estas datas são apenas um doloroso lembrete, de tempos ou de pessoas de antanho que já não estão presentes. Numa tentativa de criar novas memórias, ou recriar tempos felizes a arte tem sempre escapatória .
Corpo do artigo
Finalmente estreia o Circo Coliseu Porto
Um fiador da tradição natalícia é o Circo Coliseu Porto Ageas que arranca oficialmente esta sexta-feira. Há 83 anos que o faz sendo palco das ilusões dos bisnetos, avós, filhos e netos que podem aqui recuperar a ilusão e a magia perdida. O Jornal de Notícias já foi espreitar e pode ver alguns dos números, com que Miguel Guedes, presidente quer atrair 150 mil pessoas ao Coliseu Porto Ageas.
Vá ver as luzes e feche-se na sala de cinema
As salas de cinema são sempre um garante de umas horas de abstração, uma janela para outras realidades. Este sábado, o Cinema Trindade propõe aos espectadores sonhar nas asas de Wim Wenders, ao celebrar um ano de exibição ininterrupta do filme "Dias Perfeitos", um antídoto para o frio no corpo e na alma. Também o Cinema Batalha assinala dois anos esta semana, uma das propostas é "The catch", o ciclo dedicado a Nagisa Oshima.
Vias rápidas para o riso
Para rir desbragadamente, o Teatro Carlos Alberto, no Porto, oferece uma importante reposição "O 25 de abril nunca aconteceu", uma ficção distópica da Palmilha Dentada sobre a inexistência da Revolução com um elenco de luxo com Mário Moutinho, Eloy Monteiro e Filomena Gigante, uma importante proposta para o fim de semana.
Artes performativas no Porto e em Lisboa
Já o Teatro Rivoli, no Porto recebe o programa teatral "Noite de verão" e "Noite de inverno", de Luís Mestre. Uma engenhosa história teatral, para ver sexta e sábado às 19.30 horas.
Em Lisboa decorrem este fim de semana dois importantes actos de artes performativas: "As Bruxas de Salém", de Nuno Cardoso, estão em cena no São Luiz Teatro Municipal. Uma obra onde Nuno Cardoso expressa as leis das comunidades. Depois de Aveiro é agora a vez do Centro Cultural de Belém, em Lisboa receber "Há qualquer coisa prestes a acontecer" de Victor Hugo Pontes.
Outra importante produção da época é "Alice no País das Maravilhas", um regresso muito esperado da Compania Nacional de Bailado, ao Teatro Camões. A coreografia de Howard Quintero, terá 12 apresentações, no Teatro Camões, em Lisboa, até 29 de dezembro. E tem a mensagem de Lewis Carroll latente: " A imaginação é a única arma na guerra com a realidade.”
Música antes do torpor invernal no Porto
Numa despedida do outono e prester a entrar no torpor invernal, o Hard Club, no Porto propõe dois dias de Pós-Punk: Desperate Journalist, Errorr, Máquina, Heartworms, Library Card e Electric Litany são alguns dos nomes que tomarão conta do festival Post-Punk Strikes Back Again.
No âmbito da música portuguesa, dois destaques: Mariza, a icónica voz do fado canta esta sexta-feira e sábado, na Super Bock Arena, no Porto. Já esta sexta-feira os Azeitonas dão um miniconcerto, às 17 horas, no El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia. O espetáculo acontece a reboque da comemoração dos 20 anos da banda.