<p>Se está com pouco vontade de sair de casa e tem crianças que já lêem, o melhor é esconder-lhes esta página. O JN sugere actividades em que não tem de gastar nada, por isso, acabaram-se as desculpas monetárias. Atenção que algumas actividades, apesar de gratuitas, têm inscrição obrigatória.</p>
Corpo do artigo
Se estiver de férias pelo Algarve, dê um salto até ao centro histórico de Lagos. A Rota dos Peixes mostra divertidos e coloridos seres à pequenada. São seis gigantes do mar, com dois metros de altura, com os quais as crianças querem tirar fotografias. Também em Lagos é possível seguir a Rota Cultural. Este percurso guia os turistas (e residentes) pelos principais monumentos localizados no centro histórico. São exemplos desta rota o Mercado dos Escravos, o Armazém Regimental, as igrejas de Santo António e de Santa Maria, entre outros.
Ainda no Algarve, mas em Tavira, pode levar os miúdos até ao museu municipal onde, até Setembro, decorrem as oficinas de Verão. Nos dias 18, 19 e 20 de Agosto, as crianças entre os 6 e os 12 anos podem participar gratuitamente nas oficinas de expressão plástica. Decorrem das 10 horas ao meio-dia.
Na Guarda, a criação de fantoches decorre de terça a sexta-feira no museu municipal. Fantoches de pano, de dedos e de pasta de papel vão ser criados por crianças entre os 6 e os 12 anos. A oficina decorre das 10 às 12.30 horas e das 14 às 17.30 horas.
"Descobrir o Porto do Porto" é o tema do pedipaper proposto pela Casa do Infante, no Porto. O objectivo é descobrir a área circundante da zona ribeirinha através de um percurso, em equipa, com desafios e tarefas. Decorre até 28 de Agosto, para crianças dos 6 aos 12 anos, entre as 10 e as 12 horas e 14 e 17 horas.
