Serralves em festa arranca esta sexta-feira às 18 horas, mesa farta de música, dança, performance, circo contemporâneo, cinema e teatro e atividades para crianças e famílias. Confira aqui os destaques da programação e como lá chegar.
Corpo do artigo
O Serralves em Festa volta para a comemoração da cultura contemporânea, gratuita e aberta para todos, ofertas para um público heterogéneo que aqui se encontrará, durante 50 horas atividade ininterrupta. O evento abre as portas às 18 horas, desta sexta-feira e só encerrará domingo, pelas 22 horas, voltando a oferecer projetos performativos, de música, cinema e de outras artes, orientados para vários públicos mais novos, apresentados em espaços não convencionais e em diálogo com diferentes locais da Fundação de Serralves.
Já a partir desta noite e madrugada há vários destaques, no âmbito da música às 22.30 horas, Rui Reininho apresenta "20.000 Éguas Submarinas" no Palco Prado, um percurso mais experimental daquele que é uma figura incontornável do panorama musical português. O disco que apresente foi produzido por Paulo Borges, além de Rui Reininho (vozes, gongos, taças e percussões) e Paulo Borges (piano, sintetizadores, programações e guitarras), "20.000 Éguas Submarinas" conta com a participação de Alexandre Soares (Três Tristes Tigres, Osso Vaidoso), Pedro Jóia, Tiago Maia, Eduardo Lála, Ruca Rebordão, Moisés Fernandes, Daniel Salomé e Jacomina Kistemaker.
Também esta madrugada, à meia-noite é apresentado "AAI", dos Mouse on Mars também no Palco Prado . A dupla formada por Jan St. Werner e Andi Toma, trabalham a partir de Berlim a música de dança. No seu último álbum, "AAI" (Anarchic Artificial Intelligence), exploram o seu fascínio pela tecnologia, colaborando com o escritor e estudioso Louis Chude-Sokei, um coletivo de programadores informáticos e o percussionista/colaborador de longa data Dodo NKishi.
No âmbito das artes performativas, esta sexta-feira os visitantes podem ver às 20 horas, no Parterre Central, "Une Partie de Soi" da companhia de João Paulo Santos, uma travessia vertical que relata a viagem de uma vida, mostrando o indivíduo para além do acrobata numa coreografia feita com o mastro chinês.
Às 22.30 horas, a dança contemporânea toma conta do Auditório de Serralves com "The Goldberg Variations" de Platform-K / Michiel Vandevelde & Philippe Thuriot, uma alusão à obra-prima de Bach, mas também o solo de Steve Paxton - um momento icónico na história da dança ocidental. Tem nova récita sábado, às 21 horas.
Na Casa de Serralves, às 21.30 horas é Marcelo Evelin, portento coreográfico brasileiro que apresenta a performance "Barricada", uma tomada de posição e insurreição em forma dançada com o coletivo da Companhia Instável.
No sábado os imperdíveis da música são Sarathy Korwar, às 20 horas, no Palco Prado, nascido nos Estados Unidos da América, Sarathy Korwar cresceu nas cidades de Ahmedabad e Chennai na Índia, onde começou a tocar tabla aos 10 anos. Em Londres, estudou na The School of Oriental and African Studies, cena jazzística do Reino Unido, liderando o UPAJ Collective e colaborando com músicos de excelência como Jamal Moss (Hieroglyphic Being), Shabaka Hutchings e Arun Ghosh, ou de grupos como Ill Considered e Penya. Lançou o álbum "Day To Day" (2016), com uma fusão de música folclórica tradicional gravada com a comunidade Sidi na Índia com jazz contemporâneo e eletrónica, e no seu segundo registo de estúdio, "More Arriving" (2019) dá um passo em frente, incorporando rappers de Mumbai e Nova Deli e spoken word na sua virtuosa performance em torno da música indiana clássica e jazz.
Nas artes performativas, o Groupe Acrobatique de Tanger de Maroussia Diaz Verbèke apresenta sábado, às 22 horas, no Parterre Lateral m grupo de quinze jovens artistas marroquinos vindos de diferentes universos acrobáticos - acrobacia de solo tradicional e contemporânea, dança, breaking, taekwendo e futebol Freestyle -, rodeados pelo universo visual do fotógrafo Hassan Hajjaj e acompanhados por DJ DINO, juntam-se em palco num espetáculo dirigido e "circografado" por Maroussia Diaz Verbèke.
"Approach 18 / Stairs / Olivier / Touch", do incrível coreógrafo francês Yoann Bourgeois tem três récitas no sábado, às 13, às 17 e às 20 horas no Parterre Central. Inspirada pelo tema "Touch" de Daft Punk, Approach 18 é uma pequena dança espetacular interpretada por Olivier Mathieu ao som da voz fantasmagórica de Paul Williams.
A performance "Fio Condutor" de Tales Frey e Julia Zuccon, é apresentada sábado, às 17 horas , no Foyer do auditório. Fio Condutor desenrola-se ao som de um metrónomo analógico numa série de movimentações fluídas entre dois performers vestidos com um mesmo indumento.
Para as famílias os destaques de sábado, "Gnoma" de Pea Green Boat, de Teatro de Marionetas, decorrem no Bosque das Faias, às 12.15 e Às 15 horas. Aqui conta-se a história de Gwendolyn, o gnomo, e Matilda, o pássaro, duas amigas que decidem construir uma casa para viverem. Mas partilhar uma casa não é fácil.
O outro destaque "El Gran Final" de Bucraá Circus é apresentado nas Bétulas, sábado às 11 e às 17.30 horas. El Gran Final é uma tragicomédia que baseia a sua essência no reencontro de dois palhaços, separados há muitos anos na sequência da eclosão de uma guerra civil. Também no sábado, no mesmo local é apresentado o "Drum Circle" , às 12 e às 19 horas, uma experiência coletiva de ritmo e construção musical.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Para chegar de autocarro : a STCP tem em oferta regular:
Linha 201 - ligação de/para a Baixa e Casa da Música (parque Saba) | paragens perto de Serralves SRV3 e SRV4 | oferta entre as 6h e as 21h
Linha 203 - ligação de/para Marquês, Casa da Música (parque Saba) e Castelo do Queijo (parque Saba) | paragens perto de Serralves SRV1 e SRV2 | oferta entre as 6h e as 21h
Linha 207 - ligação de/para Campanhã, Baixa, Campo Alegre (parque Saba) | paragens perto de Serralves SRVM5 e AALB | oferta entre as 6h e as 21h
Linha 502 - ligação de/para a Baixa, Casa da Música (parque Saba), Castelo do Queijo (parque Saba) e Matosinhos | paragens perto de Serralves SRV3 e SRV4 | oferta entre as 6h e a 0h30
Linha 504 - ligação de /para Casa da Música (parque Saba) e Norteshopping | paragens perto de Serralves BPTL1 e JRC3 | oferta entre as 6h e a 0h30
Além destas linhas há também uma oferta especial:
Em período diurno (das 9h às 21h), ligação de/para Casa da Música (parque Saba), articulando os horários com os da linha 203 | paragens perto de Serralves SRV1 e SRV2
Em período noturno e madrugada (das 21h às 6h), ligação de/para Casa da Música (parque Saba) e Baixa, para ligação com a rede da madrugada | paragens perto de Serralves SRV1 e SRV2
O parque de estacionamento que será servido pela oferta da STCP 24h será o da Casa da Música, devendo ser o escolhido por quem pretende usufruir dos eventos noturnos.
Metro do Porto
Com destino à Casa da Música utilize as linhas: (A) Azul; (B) Vermelha; (C) Verde; (D) Amarela (transbordo na Estação da Trindade); (E) Violeta e (F) Laranja. Das 06:00 à 01:30.
Comboios Urbanos do Porto
Linhas de Braga, Guimarães, Aveiro e Caíde, com destino à Estação de Campanhã e posterior utilização das linhas de Metro (indicações acima).
Comboios Longo-curso e Regional
Alfa Pendular e Intercidades (Linha do Norte), Inter-Regionais e Regionais (Linhas do Minho e do Douro com destino à Estação de Campanhã e posterior utilização das linhas de Metro (indicações acima).
Condições especiais para grupos.
Contacto para reservas - CP Longo Curso e Regional
Estacionamento:
Os Parques de Estacionamento SABA do Castelo do Queijo e da Casa da Música serão gratuitos para o público do Serralves em Festa nos dias 2, 3 e 4 de junho. Deverá levantar o seu comprovativo na receção de Serralves para apresentação à saída.
O Parque de Estacionamento do Castelo do Queijo faz ligação com os Autocarros: - Linha 203 Marquês - Castelo do Queijo e Linha 502 Bolhão - Matosinhos Mercado
O Parque de Estacionamento da Casa da Música faz ligação com os Autocarros: - Linha 201 Aliados - Viso, Linha 203 Marquês - Castelo do Queijo e Linha 502 Bolhão - Matosinhos Mercado e Linha 504 Boavista - Norteshopping.