Arranca este domingo na Casa do Cinema Manoel de Oliveira um ciclo alargado dedicado ao cineasta espanhol Luis García Berlanga.
Corpo do artigo
Uma grande retrospetiva dedicada ao cineasta espanhol Luis García Berlanga inicia-se este domingo, às 17 horas, na Casa do Cinema, na Fundação de Serralves, no que será uma oportunidade de conhecer a obra de um dos realizadores mais marcantes do cinema moderno espanhol. Até 25 de maio há para ver 13 filmes emblemáticos.
O dia inaugural é marcado pela exibição de duas películas: "Bem vindo, Mister Marshall!" (1953), a sua primeira longa-metragem a solo, e a curta-metragem "O Sonho da Professora "(2002), o seu último filme.
Com uma carreira cinematográfica que se estendeu por mais de meio século, Luis García Berlanga (Valência, 1921 – Madrid, 2010) lançou o seu olhar satírico e crítico sobre a sociedade espanhola, desde a ditadura franquista até à transição democrática.
O arco temporal coberto pelos seus filmes permite acompanhar a evolução social e política de Espanha no século XX, do autoritarismo repressivo até à democracia.
A primeira retrospetiva de grande escala no Porto dedicada aos filmes de Berlanga apresenta cópias restauradas, "permitindo um olhar renovado sobre a sua relevância no cinema contemporâneo", sublinha a fundação portuense em comunicado.