O inventor da lendária máquina de karaoke, Shigeichi Negishi, faleceu aos 100 anos após uma queda fatal.
Corpo do artigo
Shigeichi Negishi era um engenheiro e empresário japonês que dirigia uma empresa de montagem de equipamentos eletrónicos. Devido à grande evolução de equipamento fonográfico da época, Shigeichi criou em 1967 a Sparko Box, o primeiro protótipo e modelo comercial daquilo que seria futuramente a máquina de karaoke. Após começar a sua produção em massa, Shigeichi criou uma moeda que serviria com sistema monetário para operar a máquina. A Sparko Box utilizava fitas de cassete de músicas que eram populares na época, a letra das músicas era fornecida pelo estabelecimento em forma de livro.
Nos anos 70, a música sempre foi um elemento essencial do entretenimento durante e depois do jantar no Japão, graças a isso o karaoke viu um aumento gigantesco no seu número de procuras levando a população a frequentar cada vez mais estabelecimentos que forneciam este serviço. A sua popularidade atingiu certos patamares que, eventualmente, acabaram por se espalhar por outros países da Ásia nos anos 90.
Apesar de ser considerado como a primeira pessoa a automatizar e comercializar o karaoke, Shigeichi Negishi nunca chegou a patentear a sua invenção.
O karaoke continua a ser hoje uma atividade muito procurada em países asiáticos, onde o karaoke está incutido não só na cultura de trabalho como na cultura estudantil dos países. No Japão o karaoke é utilizado como uma saída expressiva, uma forma de várias pessoas que muitas vezes são consideradas "maus cantores", terem a oportunidade de cantarem como e o que quiserem na privacidade do quarto que alugam.
É também utilizado como forma de aproximar os funcionários de uma empresa uns dos outros, criando um grau de familiaridade que de outra forma seria dificil de obter, usufruindo-se da privacidade e do ambiente descontraido que as salas de karaoke oferecem
Só no Japão estima-se que mais de 42 milhões de pessoas reservaram, pelo menos uma vez, uma sala de karaoke e que a industria tenha faturado aproximadamente 1602 milhões de euros no ano fiscal de 2023.