O filme "Slumdog Millionaire", do realizador britânico Danny Boyle, conquistou sábado à noite, em Los Angeles, o Prémio de Melhor Longa-Metragem do ano atribuído pelo sindicato norte-americano de produtores de cinema.
Corpo do artigo
"Slumdog Millionaire" deixou para trás outros favoritos como "Batman, o Cavaleiro das Trevas", de Christopher Nolan, "A Estranha História de Benjamin Button", de David Fincher, "Frost/Nixon", de Ron Howard, e "Milk", de Gus Van Sant, segundo a revista norte-americana Variety.
O filme de Danny Boyle confirma assim as preferências da comunidade cinematográfica norte-americana para a conquista de Melhor Filme na cerimónia dos óscares deste ano, prevista para 22 de Fevereiro, em Hollywood.
"Slumdog Millionaire" decorre em Bombaim, na Índia, e conta a história de um jovem indiano iletrado que conquista a final da versão local do concurso televisivo "Quem quer ser milionário?".
A película já esteve em destaque nos Globos de Ouro, a 11 de Janeiro, quando arrebatou quatro galardões, entre eles o de melhor filme, e também possui nomeações para dez categorias nos óscares, menos duas do que o filme "O Estanho caso de Banjamin Button", o seu principal concorrente.
Como todos os galardões atribuídos nas semanas que precedem a cerimónia dos Óscares, as escolhas do PGA antecipam frequentemente qual será o grande vencedor da cobiçada estatueta dourada na correspondente categoria.
Isso acontece porque a maioria dos membros da Academia das Artes e das Ciências do Cinema de Hollywood, que atribui os Óscares, também faz parte dos sindicatos de realizadores, actores e produtores nos EUA.
O sindicato norte-americano dos actores (SAG) é de todos os sindicatos o mais representado no seio da Academia, e anuncia esta noite os seus eleitos.