Terceira edição do evento assinala inauguração de uma Bedeteca decorada por alguns dos autores convidados.
Corpo do artigo
O Maia BD tem este sábado o seu primeiro dia grande, depois da inauguração ontem, com a presença do presidente da câmara e do vereador da Cultura que reforçaram a importância da aposta da edilidade num evento que tem crescido ano a ano.
A decorrer no Fórum da Maia, o maior certame do Norte do país relacionado com a banda desenhada propõe um programa em cheio. O primeiro momento alto será o lançamento de "Fouché: um génio tenebroso" (Levoir), às 15.30, com a presença do autor, Kim, veterano da BD espanhola, que adaptou a obra de Stefan Zweig. Originais desta e de outras obras de Kim publicadas em português ("A arte de voar", "Neve nos bolsos") compõem uma das várias exposições que o Maia BD propõe nesta edição.
Em termos de lançamentos, uma referência também para "A mais breve história da Rússia em BD" (ASA), que levará ao pequeno auditório do espaço os seus criadores: José Milhazes, Dulce Garcia e Joana Afonso.
No que diz respeito a exposições, um dos grandes destaques vai para "90 Anos da DC Comics", que baliza o percurso de quase um século de Batman, Super-Homem, Mulher Maravilha ou Lanterna Verde, através de originais de nomes grandes como Neal Adams ou Eduardo Risso, a par de pranchas dos portugueses Miguel Mendonça, Fábio Veras ou Daniel Henriques. Relacionado com esta mostra, às 16 horas haverá uma conversa sobre o tema, com os convidados Brian Azzarello, David Lafuente e Stephanie Phillips.
Quem já passou pelo Fórum da Maia na sexta, não pôde deixar de se admirar com os belíssimos originais da adaptação de "O Grande Gatsby", da autoria de Jorge Coelho, o livro vencedor do troféu para Melhor Obra de Autor Português, no Amadora BD do ano passado.
Outros dos grandes destaques é a retrospectiva de 40 anos de carreira de Luís Louro, que mostra as diversas fases do seu trabalho, de personagens icónicas como Jim del Monaco ou o Corvo a obras mais pessoais como "Alice", "Dante" ou o mais recente "Os filhos de Baba Yaga". O autor estará presente numa conversa, às 17 horas.
Todos os autores referidos, bem como os outros convidados entre os quais se contam Madeleine Pereira, Marcelo Quintanilha, Jorge Coelho, Kachisou, Osvaldo Medina, Jean Dufaux ou Paulo J. Mendes, estarão presentes nas sessões de autógrafos que decorrerão entre as 15 e as 19 horas, junto ao largo onde está a funcionar uma Feira do Livro de BD.
O programa com muitos outros motivos de interesse, encerra às 21h30, com a exibição da animação "Away", de Gints Zibalodis.
Esta terceira edição do Maia BD fica ainda marcada pela inauguração de uma Bedeteca, uma biblioteca constituída por obras de banda desenhada, cujas paredes estão a ser decoradas por alguns dos convidados. O certame fecha as suas portas amanhã, domingo, mas as exposições poderão ser visitadas no Fórum da Maia até dia 15 de Junho.