A longa-metragem "Tabu" realizada pelo português Miguel Gomes ganhou o prémio de melhor filme no 53.º Festival Internacional de Cinema de Cartagena, na Colômbia.
Corpo do artigo
Uma coprodução entre Portugal, França, Alemanha e o Brasil, "Tabu" é a terceira longa-metragem de Miguel Gomes, 40 anos, e somou vários prémios em 2012, em particular no festival de cinema de Berlim, onde recebeu dois galardões.
O argumento de "Tabu", um filme sobre a memória e sobre o passado, focado na personagem Aurora, uma mulher que viveu amor e traição em África e que recorda esses tempos já durante uma velhice solitária e amargurada, foi coescrito por Miguel Gomes e Mariana Ricardo.
O filme, protagonizado por Ana Moreira, Laura Soveral, Carlotto Cota e Teresa Madruga, é inteiramente a preto e branco e, na segunda parte, os atores não falam, ouvindo-se apenas o narrador e a banda sonora, em jeito de homenagem de Miguel Gomes ao cinema mudo.
Miguel Gomes é autor das longas-metragens "Querido Mês de Agosto" e "A cara que mereces" e de curtas como "Kalkitos", "Inventário de Natal" e "Entretanto".
O Festival Internacional de Cinema de Cartagena é um dos mais antigos da América Latina.