Bitch Boys, James Flower e Rich & Mendes estão entre os nomes destacados. Cabeças de cartaz são Nelly Furtado, Alejandro Sanz e Keane. Horários das atuações de cada artista, de 24 a 26 de maio, no Porto, já foram revelados.
Corpo do artigo
O 6.º North Festival, que inaugura este ano um novo espaço, no Prado de Serralves, no Porto, de 24 a 26 de maio, tem como premissa que a festa nunca pare. Serão 12 horas de música garantidas nas pausas dos “headliners” – Nelly Furtado, Alejandro Sanz e Keane –, pelo Palco Sunset, outra novidade do certame.
No alinhamento deste palco, Jorge Veloso, diretor da Vibes & Beats, promotora do festival, revelou que "estarão em destaque os novos talentos nacionais".
Rich & Mendes, James Flower e Bitch Boys são os nomes portugueses na linha da frente. Este último duo estará a “jogar em casa” e em dose dupla: Bitch Boys é um coletivo composto pelos irmãos Paulo e Simão Praça; e estes mesmos artistas subirão ao palco principal do North Festival no dia 25 de maio, sob o nome Plaza.
À espera da "experiência memorável"
Paulo Praça mostra-se “entusiasmado por poder voltar aos palcos, ainda para mais na cidade que nos viu crescer” e que, todos os meses, recebe os Bitch Boys no Plano B. As noites míticas da cidade passarão, pela primeira vez, “para fora do clube”, “o que será uma experiência memorável”. Também memorável, espera, será a atuação dos Plaza, que celebram 20 anos do primeiro álbum.
Este novo palco – que se localiza no prado superior de Serralves – dará início à animação diária às 16 horas, quando abrirem as portas. Além dos nomes nacionais referidos, o cartaz conta ainda com a dupla feminina mexicana Brolorizo.
“A ideia é que os festivaleiros tenham sempre entretenimento garantido, não havendo sobreposição dos dois palcos”, sublinhou o diretor Jorge Veloso.
Comédia com Beatriz Gosta
Entre a entrada e o prado onde a música estará presente, haverá ainda uma zona de restauração e momentos de animação. Um dos destaques é para as Comedy Sessions da Fnac, que ganharão um novo espaço entre os dias 24 e 26 de maio. Beatriz Gosta, embaixadora deste evento, é um dos nomes que fará os festivaleiros rir.
A produtora Vibes & Beats anunciou ainda a nova parceria com a Re-Food Bonfim, que, através dos seus voluntários, garantirá que esta edição do North Festival “é à prova de desperdício alimentar”. Desde o catering da produção e dos artistas, até à praça de alimentação do público, toda a comida que sobrar no final de cada noite será recolhida e entregue a famílias carenciadas.
Recinto para 40 mil pessoas
A promotora também já revelou o alinhamento dos artistas por horário de atuação (ler mais abaixo). A entrada para o recinto do festival será feita pela Rua Bartolomeu Velho, 141, Porto. A organização apela aos festivaleiros que vão de transporte público para o local.
Recorde-se que, após quatro anos na Alfândega do Porto, o North Festival muda-se este ano para o prado relvado do Parque de Serralves, fruto da crescente procura pelo evento. O novo espaço garante uma capacidade diária de 40 mil espectadores.
O North Festival decorre entre os dias 24 e 26 de maio e os bilhetes têm preços variados. O passe geral de três dias custa 120 euros. O bilhete diário fica por 55 euros. Há ainda a modalidade de bilhetes diários VIP, com o custo de 150 euros.
Veja aqui o alinhamento e os horários
24 de maio
18h40: Nininho Vaz Maia
19h50: Iñigo Quintero
21h00: Maria Becerra
22h30: Myke Towers
23h40: Alejandro Sanz
25 de maio
17h25: Plaza
18h35: The Reytons
19h55: Birdy
21h25: Tom Oddel
23h15: Keane
26 de maio
17h20: Wiu
18h45: Menos é Mais
20h20: Bell Marques
22h00: ClaudiaLeitte
23h30: Nelly Furtado