A transmissão de dados móveis durante o concerto de Taylor Swift, sexta-feira à noite, bateu o recorde atingido no Estádio da Luz, em Lisboa, durante um Benfica- F. C. Porto. Ao longo do concerto, a Vodafone teve de gerir 3,8 terabytes (TB) de informação.
Corpo do artigo
“A partilha de conteúdos superou o valor mais elevado que tinha sido processado até agora no Estádio da Luz pela rede da Vodafone, em 9 de setembro de 2023, durante o jogo entre o Benfica e o Futebol Clube do Porto, altura em que tinha ascendido aos 2,5 TB de dados móveis”, explica um comunicado da empresa citado pela "Blitz".
O período de uso mais intensivo da rede móvel daquela operadora foi registado entre as 19.45 horas e as 20.15 horas, com um pico de 123 gigabytes, correspondendo aos primeiros momentos da cantora norte-americana em palco. De todo o volume de tráfego, 47% correspondeu à rede 5G, algo que a Vodafone considera diferente do perfil de consumo habitual naquele espaço.
Para além do facto de o concerto ter reunido mais de 60 mil pessoas, a explicação para este volume de transmissão de dados está relacionado com o facto de "o perfil de consumo dos utilizadores estar cada vez mais orientado para o recurso às aplicações em dispositivos móveis, tais como Instagram, Facebook, YouTube ou TikTok".
Taylor Swift volta este sábado ao palco do Estádio da Luz, para o segundo de dois concertos na sua estreia em Portugal.