O Fora dos Eixos – Festival Internacional de Marionetas de Santa Maria da Feira está de regresso à freguesia de Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira, entre 19 e 22 de setembro.
Corpo do artigo
Dez companhias nacionais e internacionais apresentam ao público a arte de mestres mundiais de teatro de sombras e manipulação de marionetas.
Os espetáculos irão decorrer no Centro Cultural de Milheirós de Poiares (foyer e auditório) e no Parque de Lazer do Outeiro, espaço natural e de lazer de referência na freguesia, onde será realizado um piquenique comunitário, aberto a todos os interessados, que incluirá uma arruda, gigantones e de miniconcertos da tocadora de concertina Patrícia Pereira.
De acordo com a Câmara Municipal, entidade organizadora que conta com a colaboração da junta de freguesia de Milheiros de Poiares, é a primeira vez que o Fora dos Eixos acolhe uma companhia insular de teatro de marionetas, vinda da Madeira – a Ahau Marionetas, especialista em marionetas de manipulação direta, que traz consigo “O Comboio Mágico”.
“Trata-se de uma edição que celebra a liberdade, a diversidade e a interculturalidade com dez coletivos nacionais e internacionais, num total de 22 artistas oriundos de Portugal, Espanha, Chile e Inglaterra”, refere.
O teatro de marionetas de fios “Periplo Varieté”, de Periplo Marionetas, mestres em manipulação e construção de figuras quase reais, e a performance “My Shadow and Me”, de Drew Colby, um dos mais galardoados artistas de teatro de sombras do mundo, são duas marcas da programação desta edição do festival.
O Fora dos Eixos integra ainda uma exposição das Marionetas do Porto, centrada em dois espetáculos da obra de João Paulo Seara Cardoso (“Cinderela” e “Make Love Not War”), e apresenta “Alfredo, o Colecionador de Borboletas”, da S.A. Marionetas, referência nacional em certames europeus congéneres, e as “Novas Histórias de Dom Roberto” pela conceituada companhia Fio d’Azeite – Marionetas do Chão de Oliva.
Em ano de celebração dos 50 anos do 25 de Abril, “a liberdade encontra-se representada na criatividade e identidade de várias propostas, com histórias de pensamentos livres e audazes, como “Maria Liberdade”, de Trulé, uma alegoria e uma celebração da liberdade de Abril, ou “Dó, Ré, Mi, Mozart Xoga Aquí”, a história do espírito criativo e indomável de Mozart apresentada pelos espanhóis Títeres Cachirulo”.
Já a participação na oficina de marionetas de luva é considerada “um momento privilegiado de partilha de conhecimento e cumplicidades entre os artistas e o público famílias, onde simples meias coloridas vão ganhar vida e converter-se em personagens únicas”.
As iniciativas do festival Fora dos Eixos são de acesso gratuito, exceto o espetáculo de sábado à noite, protagonizado pelo mestre mundial de teatro de sombras Drew Colby, que apresenta um custo de cinco euros, valor que beneficia de descontos ao abrigo da nova política de acesso ao património e à cultura de Santa Maria da Feira.
O Fora dos Eixos tem direção artística de Rui Sousa.