Programa de reabertura arranca às 19 horas, prolongando-se pelo fim de semana. A entrada é livre.
Corpo do artigo
O Teatro Nacional São João (TNSJ) volta esta sexta-feira a abrir as portas, após a conclusão de uma obra de reabilitação que durou sete meses, com um valor global de 2,55 milhões de euros e o objetivo de renovar o interior e a arquitetura de cena do edifício centenário, além de modernizar o parque técnico. A festa que se prolonga durante o fim de semana é de entrada livre.
A reabertura do edifício dá-se com três eventos: uma exposição sobre os 100 anos do São João do arquiteto Marques da Silva, iniciativa que a pandemia obrigou a postergar; um colóquio internacional sobre teatros nacionais que reúne dezena e meia de dirigentes e ex-dirigentes de vários pontos do Mundo; e a pré-apresentação de "Lear", de Shakespeare, com encenação de Nuno Cardoso.
"Lear" terá a sua antestreia apenas com os dois primeiros atos. "A estreia só poderá ocorrer no dia 6 de novembro e fará uma carreira de representações no próximo mês", referiu ao JN Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração do TNSJ.
"A finalização da obra, a exigente operação de remontagem de um teatro com seis mil metros quadrados e a realização de testes dos novos equipamentos da caixa de palco deixavam escassa margem para a apresentação de uma versão acabada da nossa nova produção".
A exposição "10 atos 100 anos", visitável na entrada do TNSJ, é uma operação de resgate da memória do edifício. Prossegue Pedro Sobrado: "Um teatro é um lugar de memória, mas, em virtude da história errática do edifício nestes 100 anos, a memória do São João estava, por assim dizer, pulverizada, dispersa. Ainda não se havia posto em perspetiva a história do edifício de Marques da Silva e a efeméride ofereceu-nos a ocasião certa para o fazer. Descobrimos documentos, objetos, curiosidades, mas descobrimos sobretudo vestígios vivenciais e memórias. A exposição é feita tanto daquilo que se encontrou e descobriu como daquilo que se suscitou e desencadeou junto de pessoas que, em períodos distintos, viveram e conheceram o São João".
Mediante inscrição prévia, este fim de semana poder-se-á assistir também ao colóquio internacional "Teatros nacionais: Missões, tensões, transformações", que conta com o teatrólogo e historiador Marvin Carlson na sessão de abertura, hoje às 19 horas.
São conversas que, segundo Pedro Sobrado, oferecem "uma oportunidade para o autoquestionamento. Nestes três dias, iremos conhecer e confrontar-nos com outros modelos, práticas e experiências desenvolvidas em vários pontos do Mundo, da Escócia à África do Sul e da Alemanha à Argentina, passando pela Bélgica, Roménia, Tunísia. Será uma oportunidade para descobrir a particular vitalidade de muitos teatros nacionais e a própria plasticidade da ideia de Teatro Nacional, que se mostra ainda hoje disponível para as mais diversas apropriações, dois séculos depois de esta fórmula institucional ter começado a proliferar na Europa".
cORAÇÃO PARA 25 ANOS
Segundo o responsável do TNSJ, as obras agora finalizadas foram duplamente essenciais: "Por um lado, garantimos a preservação de um Monumento Nacional de que somos fiéis depositários; por outro lado, preparamos o São João para mais 25 anos de atividade. A intervenção mais expressiva ocorreu no coração do teatro, a caixa de palco. Além da substituição do próprio palco e do seu nivelamento, procedemos à modernização da arquitetura de cena, com a introdução de novas varas motorizadas e consolas de comando. No que toca à estrutura de palco, estamos especialmente bem equipados". Também foram adquiridos "novos equipamentos de iluminação cénica, som, vídeo, direção de cena e maquinaria".
Pormenores
"Lear"
A antestreia dos dois primeiros atos de "Lear", com encenação de Nuno Cardoso, diretor artístico do TNSJ, acontece esta sexta-feira à 22 horas. Terá mais duas récitas amanhã, às 19 horas, e domingo, às 16 horas.
"10 atos 100 anos "
A exposição sobre a vida centenária do edifício do arquiteto Marques da Silva estará no átrio do TNSJ a partir de hoje, às 19 horas.
"Teatros nacionais: Missões, tensões, transformações"
Colóquio internacional com abertura esta sexta-feira às 19 horas no TNSJ, prosseguindo sábado e domingo, às 10 horas, no Mosteiro de São Bento da Vitória.