North Festival encerrou, na madrugada desta segunda-feira, a sua sexta edição, no Parque de Serralves, com um concerto de Nelly Furtado que foi todo um revivalismo para os adolescentes dos anos 2000.
Corpo do artigo
Claudia Leitte, uma artista proeminente no cenário musical brasileiro, é famosa pelos seus concertos eletrizantes. A cantora ganhou notoriedade como vocalista da banda Babado Novo antes de embarcar numa bem-sucedida carreira a solo. Em palco apresentou uma fusão vibrante de axé, pop e música eletrónica, cativando audiências com o seu corpo de bailarinos muito competente que apareceram em cena todos de fato macaco branco, enquanto a estrela desfilou num mini- vestido de franjas.
O concerto de Claudia Leitte foi uma festa, com a artista a dinamitar os brasileiros presentes quer com saudades de casa, quer com dinâmicas coreografias dos seus maiores sucessos, como "Extravasa", "Baldin de Gelo" e "Largadinho". Um Carnaval, fora de época que envolveu o público numa contagiante atmosfera de folia.
A inclusão de elementos culturais brasileiros, desde o ritmo e a dança do axé até referências a tradições locais criam um espetáculo enraizado na cultura brasileira. Um dos momentos mais enternecedores deste Carnaval aconteceu quando Claudia Leitte cantou "Sozinho" de Caetano Veloso.
"Ai Meu Deus, eu já não aguento mais esses saltos", contava-nos Iaraci que estava, como todos os brasileiros presentes há seis horas sem parar de dançar num sempiterno Carnaval. Foi com alguma alegria que tirou os sapatos e sentou num dos bancos instalados no Parque para ver chegar Nelly Furtado.
Nelly Furtado, cantora e compositora luso-canadiana, é conhecida pela sua versatilidade musical desde o pop e R&B até elementos de música folclórica e latina. Fiel às suas raízes entrou com um fato justo feito dos padrões dos lenços dos romeiros para cantar "Say it right".
Furtado revisitou os seus maiores sucessos, como "I'm Like a Bird", "Promiscuous", "Turn off the lights" e "Maneater", além de faixas de seus álbuns mais recentes. Um delírio para um público repleto de todos aqueles que foram adolescentes nos anos 2000 e têm uma memória fortíssima dos seus videoclips que foram passando no ciclorama. "
Nelly Furtado incluiu também uma surpresa, Ana Moura entrou para cantar "Como uma força", hino do Euro 2004. A carreira de Nelly Furtado tem sido marcada por reinvenções e explorações artísticas, e o concerto foi apenas uma retrospectiva de seus sucessos, mas uma jornada contínua pela evolução musical de uma artista que não tem medo de se reinventar.
Um bombom para encerrar o North Festival.

