Personagens sólidos e atípicos numa minissérie da BBC com humor negro refinado que está disponível na Netflix.
Corpo do artigo
O postulado da tão célebre quanto fictícia "Lei de Murphy" afirma que "quando uma coisa pode correr mal, vai correr mal de certeza". Em "The Inside Man", título que só no final recebe a devida justificação, corre tudo mal, tanto o que é expectável como o mais inesperado.
Curiosamente, o que desencadeia a sucessão de acontecimentos que vão provocar o que pode ser qualificado como "a tempestade perfeita", é o amor de Harry, um vigário (interpretado por David Tennant) à sua esposa e ao filho e a sua devoção sacrificial para com os seus paroquianos, ao assumir como sua uma pen com conteúdo impróprio.
Em cenário inglês, ele, a mulher, o filho e Janice (Dolly Wells), a explicadora de Matemática deste último, vão viver uma situação com tanto de surreal quanto de absurdo, bem condimentada com um humor negro refinado, num relato que surpreende recorrentemente o espectador, enquanto aborda questões sérias como a passagem à idade adulta, o assumir de responsabilidades, o lidar com o medo em situações limite ou perante a proximidade da morte...
Em paralelo, a ação decorre também numa prisão de alta segurança norte-americana, onde Grieff (Stanley Tucci), um preso no corredor da morte exerce os seus dons de brilhante criminólogo à distância, analisando casos especiais que lhe são trazidos, numa emulação do célebre detective Nero Wolf, criado na literatura policial por Rex Stout.
A inevitável ponte a unir estes dois mundos, aparentemente sem nada em comum e entre os quais a acção vai saltitando de modo desafiador e com suspense crescente, será estabelecida por uma jovem jornalista britânica (Lydia West), que conheceu Janice e pretende entrevistar Grieff.
Interpretações sólidas de personagens marcantes embora atípicos, mesmo quando pouco interventivas como o também condenado à morte e "guarda-costas" de Grieff (Atkins Estimond) e diálogos muito bem escritos, recheados de um humor sarcástico e ácido, fazem dos quatro episódios desta minissérie da BBC, sem tempos mortos, uma experiência em crescendo, intensa e altamente aconselhável, com a ressalva que mentes mais sensíveis poderão não se sentir confortáveis em determinados momentos.
The Inside Man
Direcção: Paul McGuigan
Com Stanley Tucci, David Tennant, Dolly Wells e Lydia West
Netflix, 2022