The Subways dão o cunho internacional ao festival Rock no Rio Febras, que continua a dar espaço às bandas locais.
Corpo do artigo
A organização do festival de rock da Casa do Povo de Briteiros, que acontece no dia 27 de julho, acaba de anunciar The Legendary Tigerman como “o nome escolhido, entre os grandes da música internacional que clamaram por uma vaga”. Sempre com uma nota de humor, os organizadores deram a conhecer também a associação com a mítica discoteca de Leça da Palmeira, Batô. Os The Subways dão a este festival, com entrada gratuita e cuja receita reverte para a obra social da Casa do Povo da freguesia, o selo internacional.
Depois do sucesso do ano passado, muito catapultado pela polémica à volta das ameaças da organização do Rock in Rio Lisboa, a propósito do uso indevido da marca, a Casa do Povo de Briteiros decidiu elevar o festival para outro patamar, mas “mantendo os pés bem assentes na terra”. A entrada continua a ser gratuita, embora dependa da reserva de um passe de acesso no site rockriofebras.pt, a partir do dia 12 de junho. As receitas dos bares e do “merchandising” revertem para as causas sociais da Casa do Povo de Briteiros. “Agora, temos a missão acrescida de angariar verbas para a construção de um lar de idosos, ‘para que os residentes possam rockar noite dentro’”, informa a organização.
No dia do festival, a animação começa a partir das 16 horas, num recinto que continua a ser nas margens do rio Febras, mas que foi alargado. O local é um dos atrativos deste festival, com a frescura do rio e a sombra das árvores de grande porte a garantir uma tarde agradável, mesmo que esteja muito calor. Além do relvado natural, uma parte do espaço vai ser alcatifado para evitar o pó.
O cartaz completo do Rock no Rio Febras inclui Mustang, Sala 7, Zebra Libra, Imploding Stars e os cabeças de cartaz, “que vão ter a oportunidade única de tocar no mesmo palco que a malta da terra”, The Legendary Tigerman e The Subways. O festival tem hora para começar mas só acaba “quando a GNR chegar”.