Brasileiro Tim Bernardes estará esta segunda-feira à noite na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. O artista vai fazer uma conferência-performance. Até sábado, há mais artistas na Católica e é tudo gratuito.
Corpo do artigo
A finalizar a sua digressão pela Europa, com concertos em França, Inglaterra e Espanha, Tim Bernardes regressa ao Porto - depois de, em outubro de 2022, ter esgotado a Casa da Música - para uma conferência-performance. O acontecimento terá moderação de Nuno Crespo, curador e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Em palco, o cantor e compositor de 32 anos irá fazer uma viagem pelas suas canções, abordando o trabalho que está por detrás das composições, desvendar as influências que estão na origem das sonoridades e falar sobre a forma como, num mundo cada vez mais automatizado e dependente da tecnologia, é possível compor artesanalmente, resistindo nomeadamente à Inteligência Artificial.
A conferência-performance integra-se no âmbito da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada pela Escola das Artes da Católica, que entre esta segunda-feira e sábado irá proporcionar uma experiência cultural imersiva a todos os amantes de cultura na cidade do Porto.
Um renovador da MPB
Tim Bernardes é atualmente um dos principais nomes da nova música brasileira, tendo surgido no meio musical com a banda de São Paulo O Terno, com a qual compôs temas para intérpretes como Gal Costa (“Realmente Lindo”, em 2018) ou Maria Bethânia (“Prudência”, em 2021).
O seu primeiro álbum “Recomeçar”, editado em 2017, foi um dos nomeados para o Grammy Latino de 2018 e ficou em segundo lugar entre os melhores álbuns de 2017 da revista "Rolling Stone". Conhecido por cruzar a Música Popular Brasileira com o rock indie, Tim Bernardes passa pela cidade do Porto antes de atuar no festival Vodafone Paredes de Coura, em Agosto.
Mais artistas presentes na Católica
Além de Tim Bernardes, estão confirmadas as presenças na Universidade Católica da cineasta Jazmín Lopez, dos artistas Maria de Brugerolle, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, Carla Filipe, dos músicos e DJ Abraxas e Rare Romance, das performers Piny, Leo Soulflow, André Cabral, Baronesa e do Teatro Praga.
O evento é gratuito e decorre em diferentes espaços da cidade do Porto como a Escola das Artes, Serralves, Passos Manuel e Cinema Batalha.