
Tina Turner em concerto
Arquivo Global Imagens
Tina Turner, Foo Fighters e Carole King lideram a votação para o Rock and Roll Hall of Fame, eleição que este ano tem um número recorde de mulheres nomeadas, entre as quais Mary J. Blige.
Corpo do artigo
Os artistas são elegíveis para nomeação para o Rock and Roll Hall of Fame 25 anos depois da primeira gravação oficial.
Entre os estreantes com novas atuações estão o rapper norte-americano Jay-Z e a banda Foo Fighters. Já entre artistas que pela primeira vez estão nomeados para a entrada no 'corredor da fama' estão Mary J. Blige, The GO-Go's, Iron Maiden, Warwick e o pioneiro do afrobeat Fela Kuti.
Vários candidatos poderão chegar a um segundo 'spot' neste 'corredor da fama', como é o caso de Tina Turner, que entrará pela segunda vez, desde a entrada de Ike & Tina Turner, em 1991.
Carole King já está no Hall of Fame do rock como compositora e poderá entrar agora enquanto cantora. Já Dave Grohl, dos Foo Fighters, já é membro, mas enquanto elemento dos Nirvana.
Se forem eleitas, Turner e King vão ser a segunda e terceira mulheres e entrar duas vezes no 'corredor da fama'. E esta hipótese é bastante provável, uma vez que às 00:35 de hoje, Tina Turner dominava a votação com 12.498 votos populares, seguida dos Foo Fighters (9.663) e Carole King (8.812).
"Esta fantástica seleção reflete a diversidade e profundidade dos artistas e da música que o Rock and Roll Hall of Fame celebra (...). Estes nomeados têm um impacto endível na paisagem sonora do mundo e influenciaram um incontável número de artistas que os seguiram", disse o diretor da Fundação Rock and Roll Hall of Fame, John Sykes, através de um comunicado divulgado na quarta-feira.
Também são nomeados: Rage Against the Machine, Todd Rundgren, Devo, Dionne Warwick, Chaka Khan, New York Dolls, Kate Bush, LL Cool J, Jay-Z e Fela Kuti.
Para votar é necessário fazer o registo na plataforma, através do endereço https://vote.rockhall.com/. Cada pessoa pode votar em cinco artistas diariamente e a votação decorre até 30 de abril.
