Teatro Rivoli recebe este sábado seis horas de animação contínua para festejar a Liberdade do 25 de Abril. Em palco haverá quatro performers, incluindo artistas trans como Zaya ou a icónica figura do transformismo Nany Petrova.
Corpo do artigo
Este sábado é marcado pela segunda edição do festival de performance Precárias. Idealizado e concebido pela artista trans brasileira Tita Maravilha, é um projeto de criação intercultural e comunitário, focado em determinados corpos-identidades, e surge na força da resistência e da celebração coletiva.
No Porto, as Precárias invadem a totalidade do Teatro Rivoli, este sábado à noite, durante seis horas.
Fruto da criação de narrativas alternativas que potenciam a performance contemporânea, os espectadores poderão assistir ao produto final de seis atuações, que assumem o "modus operandi" destas histórias em transformação.
A primeira atuação, marcada para as 21 horas, está a cargo de Nany Petrova, um ícone do universo do transformismo do Porto, pisando palcos há quase 50 anos, com os seus drag shows, onde não há medo de rir, nem de fazer rir.
A seguir, às 21.40 horas, a performance leva o público até à confeção do segredo para todos os pratos da cozinha portuguesa. “5 min de amor” é uma criação de Yunee Isabella que explora as singularidades desta "tradição" culinária.
Vinda do interior Alentejo, Zaya, uma artista trans, apresenta às 22.20 horas, “Sabonera”, um verdadeiro exercício de limpeza onde o foco é a mitigação de emoções.
A quarta performance está reservada para Tita Maravilha, às 23 horas, com “Catarse, ou exercício para o fim do mundo”.
Quando faltarem dez minutos para a meia-noite, o Rivoli Café recebe uma sessão de DJ com intervenção performativa de Lava.
A partir daí, sem saírem do lugar, os visitantes poderão assistir a uma atuação em mutação constante, ainda sob criação exclusiva para o festival, com o grupo Migrantas, há 1 hora da madrugada.
O 2.º Festival Precárias dá-se por encerrado quando a sua fundadora, Tita Maravilha, subir mais uma vez a palco com o segundo set da festa, às 2 horas: “Pra botar a cara no sol”.
A festa tem entrada gratuita, mas só a partir da meia-noite; até essa hora, e para assistir às quatro performances, há bilhetes a 7 euros.
O Festival Precárias irá ainda circular por mais duas cidades: Viseu (24 de abril, no Teatro Viriato) e Montemor-o-Novo (8 de junho, no Espaço do Tempo).