Autor inglês do êxito “Another love” vai atuar no Prado do Parque de Serralves, no Porto, a 25 de maio. Junta-se aos já anunciados Keane e Myke Towers.
Corpo do artigo
O músico e compositor britânico Tom Odell é a nova confirmação do North Festival 2024. Autor de canções que lhe granjearam popularidade internacional, como "Another love" ou "Hell", o artista pop vai juntar-se aos ingleses Keane, no Prado do Parque de Serralves, novo local do certame, a 25 de maio - prometendo uma noite de fortes emoções.
Apesar dos seus 33 anos, Odell está longe de ser um debutante no meio artístico. Sem ligações familiares ao mundo da música - o pai era piloto de aviões e a mãe professora primária -, aprendeu a tocar piano aos seis anos e na adolescência já passava a maior parte do tempo a compor canções.
Foi aos 22 anos, quando estava a concluir os estudos musicais, que saltou para a ribalta. Extraído do seu disco de estreia, intitulado "Long way down", "Another love" foi um dos grandes êxitos pop de 2012, mas o seu apelo mantém-se até ao presente. No ano passado, graças à rede social TikTok, o tema continuou a chegar a novos ouvintes, somando agora mais de dois mil milhões de streams no Spotify.
O alcance deste tema romântico também chegou a Portugal. A canção foi utilizada na campanha publicitária de apoio à seleção feminina de futebol, denominada "É uma menina", cujo vídeo conta já com mais de dois milhões de visualizações no YouTube.
Novo disco a caminho
A mescla de pop, rock, folk e indie que marca as suas canções, que exploram sentimentos como a mágoa e a dor, continua a acompanhar Tom Odell pelos anos fora. Ao todo, já lançou cinco discos, que se posicionam sempre nos lugares cimeiros dos tops ingleses, sendo que o próximo, "Black friday", é já lançado no próximo dia 24.
A par dos grandes êxitos, é muito provável que o artista britânico, muito influenciado por nomes como Elton John, Jeff Buckley, David Bowie ou Billy Joel, inclua no alinhamento do concerto no Porto várias músicas do novo disco.
Festival num prado verde
A edição do North Festival deste ano, que vai decorrer entre os dias 24 e 26 de maio, tem como principal novidade a mudança para o Prado do Parque de Serralves, que substitui, deste modo, a Alfândega do Porto.
Segundo Jorge Veloso, responsável da promotora Vibes & Beats, esta transferência de local permitirá que o festival, que passa a decorrer numa zona integralmente relvada, possa acolher diariamente 50 mil pessoas, número que triplica a lotação do anterior local.
O North Festival já tem bilhetes disponíveis para venda. O passe geral para os três dias, em pré-venda limitada, pode ser adquirido por 99 euros. Já os bilhetes diários têm o custo de 55 euros. O bilhete diário para a Zona VIP custa, nesta altura, 150 euros.
Mais pop e um furacão trap
Primeira confirmação da edição de 2024, os Keane são cabeça de cartaz da noite de 25 de maio. Na sua estreia no North Festival, a banda de Tom Chaplin vai assinalar os 20 anos de "Hopes and fear", o disco de pop açucarada que os tornou conhecidos no mundo inteiro, graças a temas como "Everybody"s changing" e "Somewhere only we know".
Por seu lado, o artista porto-riquenho Myke Towers, estrela em ascensão no trap latino, atua no Parque de Serralves a 24 de maio, no primeiro dia do North Festival. O seu single "Lala" é um furacão, registando já mais de 650 milhões de audições no Spotify.