North Festival apresenta Trabalhadores do Comércio e mais nove novos nomes para o cartaz do ano, de 26 a 28 de maio, no Porto. Bomba Estéreo, The Legendary Tigerman e Nininho Vaz Maia estão confirmados, juntando-se a Ivete Sangalo, Robbie Williams e The Chemical Brothers.
Corpo do artigo
Aos 43 anos de existência, depois de interrupções em certos períodos de tempo, os Trabalhadores do Comércio dão provas de que o seu universo pop mantém atualidade. No dia 26 de maio, o grupo português sobe ao palco do North Festival, num regresso aos festivais aguardado pelo público portuense. A banda com origem no Porto nos anos 1980, tem realizado alguns concertos, mas este será o primeiro de grande formato em vários anos - e representa um regresso a casa.
Em palco não faltarão temas irreverentes e familiares, clássicos da música da cidade Invicta e carregados de sotaque do Norte, como "Chamem a polícia", "Febras de sábadà noite" ou "Taquetinho ou levas no focinho". Este será, segundo a organização, um dia de "reencontro", "rebobinando a cassete até aos anos 1980".
Mas há mais novidades: o North Festival revela hoje, para lá de Trabalhadores do Comércio, mais nove nomes que farão parte do cartaz de três dias. Ainda no dia 26 de maio, passará na Alfândega do Porto o rock e eletrónica caribenha do duo Bomba Estéreo. Naquela que é descrita pelo North Festival como uma "explosão de música colorida e irreverente", a banda criada na Colômbia em 2006 pelo músico Simón Mejía e pela cantora Li Saumet, será o convite para o já anunciado grande espetáculo de luzes e som que se seguirá: The Chemical Brothers.
Do rock à eletrónica
O dia de abertura do festival conta ainda com a confirmação do português The Legendary Tigerman, que trará o seu rock-blues à cidade. E, no palco clubbing, espaço de final de noite dedicado à música eletrónica, estarão os nomes Djeff, King Kami e Progressivu.
Ao segundo dia de festival, a 27 de maio, depois do já anunciado regresso da brasileira Ivete Sangalo, o público portuense poderá contar com a presença do português Nininho Vaz Maia. Haverá ainda espaço em palco para o samba reggae de Batalá, um "grupo internacional de percussão, inspirado na cultura brasileira", que se junta aos brasileiros Ana Castela e Gustavo Mioto.
Nesse mesmo dia passarão pelo espaço clubbing, já no fim da noite, Switchdance, "com a sua beat hipnótica", e a dupla Rich & Mendes.
O alinhamento do último dia, 28 de maio, com o crooner pop inglês Robbie Williams, contém ainda Pedro Abrunhosa, The Black Mamba, Tiago Nacarato, Yen Sun e Shaka Lion.
A organização do North Festival, evento que conta com o apoio do Jornal de Notícias, promete que o cartaz "reserva ainda surpresas que serão anunciadas em breve".
Bilhetes de 45 a 95 euros
Os bilhetes têm preços distintos conforme os dias: para 26 e 27 de maio, custam 55 euros por dia. Para 28 de maio, dia de Robbie Williams, o valor é de 95 euros. Está ainda disponível um passe para os três dias do North Festival, que fica por 145 euros.
Localização junto ao rio Douro
O recinto do North Festival fica situado junto ao edifício da Alfândega do Porto, ao ar livre, na zona ribeirinha. O espaço abre diariamente às 16 horas; os primeiros concertos são às 17 horas. Há estacionamento (pago) junto ao local.
Parque de comida dentro do recinto
Durante todo o festival estará disponível no recinto uma zona de restauração, com variedade de oferta de comida, incluindo opções vegetarianas. Não é permitido levar de fora comida nem bebida.