As linhas de programação "das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões assentam em três eixos": o cívico-cultural, o da investigação e o educativo.
Corpo do artigo
A apresentação decorreu no Mosteiro dos Jerónimos, "o lugar certo" para o fazer, como disse Dalila Rodrigues, ministra da Cultura, e contou com a presença, entre outras personalidades, do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e dos ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e da Presidência, António Leitão Amaro.
As celebrações camonianas, que vão durar dois anos, de 10 de junho de 2024 a 10 de junho de 2026, desenrolar-se-ão em três âmbitos: um de "natureza cívica e cultural", outro "no estudo e na crítica científica" e outro na educação.
Trazer Camões para o presente
"Ao assumir estas linhas de programação, com sentido de responsabilidade em relação às preocupações do presente, a Comissão [das comemorações] procurará dar resposta a todos, sem exceção, que se reivindicam dos valores emancipados da nação, com as suas múltiplas perspetivas de desenvolvimento social e cultural, e que pautam a sua consciência de cidadania pelos valores da justiça, da igualdade e da liberdade", disse a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.
Relativamente ao primeiro eixo, cívico-cultural, "diz respeito à necessidade de atribuir um valor paritário às dimensões cívico-cultural, científica e educativa" colocando em "pé de igualdade os instrumentos de criação e comunicação audiovisual, teatros, museus, galerias, bibliotecas escolas e universidades.
Para tal, Dalila Rodrigues reconheceu que será decisiva a colaboração de professores, investigadores e criadores artísticos e culturais. e conseguir mobilizar os agentes culturais.
Noutro eixo, "impõe-se envolver, organizar e apoiar, dando visibilidade, também através do recurso a instrumentos eletrónicos, a diversas iniciativas descentralizadas", disse a ministra, referindo a rede de bibliotecas escolares, "e valorizar iniciativas oriundas dos mais diversos quadrantes".