A segunda edição portuguesa do festival idealizado por Robert de Niro arranca em outubro na Unicorn Factory, em Lisboa, tendo anunciado hoje uma nova sala no Teatro Ibérico, com "mais conforto e qualidade".
Corpo do artigo
"Charliebird", de Libby Ewing, vencedor do festival Tribeca de Nova Iorque, "A memória do cheiro das coisas", de António Ferreira, ou "Rita", trabalho de Oswaldo Santan e Karen Harley em tributo a Rita Lee, são alguns dos filmes que vão fazer parte do cartaz do Tribeca Lisboa 2025, que apresentou hoje uma de duas novas salas para a segunda edição, bem como a respetiva programação completa.
"The Theater by Toyota" é o nome do espaço agora revelado, sito no icónico Teatro Ibérico, na Rua de Xabregas, que promete "mais conforto e melhor qualidade de visionamento dos filmes", endereçando assim algumas críticas que surgiram aquando da estreia do evento em Lisboa em 2024.
Desta feita, a edição portuguesa do festival de cinema idealizado por Robert de Niro volta a centrar-se, de 30 de outubro a 1 de novembro, na zona da Unicorn Factory, no Beato, em Lisboa.
Pela nova "The Theater", ali ao lado, descrita como "uma das grandes apostas do festival", vão passar, no primeiro dia, "Charliebird", de Libby Ewing, um dos vencedores deste ano do Tribeca nova-iorquino, "Ritas", de Oswaldo Santan e Karen Harley, e "A memória do cheiro das coisas", de António Ferreira.
No dia 31, o novo espaço acolhe "Are we good?", documentário de Steven Feinartz com Marc Maron, "Terra vil", de Luís Campos e ainda "Lua vermelha: nova geração", de Manuel Amaro da Costa. No último dia, 1 de novembro, a "The Theater by Toyota" mostra "A teacher"s gift", de Artur Ribeiro, "Honeyjoon", de Lilian T. Mehrel e "Match", de Duarte Neves.
"Bugonia" entre o restante lote
Em agosto, o Tribeca Festival Lisboa tinha já anunciado o primeiro lote de filmes para 2025, com destaque para "Bugonia", nova obra-sensação de Yorgos Lanthimos, com Emma Stone, Jesse Plemons e Alicia Silverstone nos papéis principais. O evento traz ainda à capital as estreias e antestreias exclusivas de "The best you can", comédia dramática de Michael J. Weithorn, protagonizada por Kevin Bacon e Kyra Sedgwice e "Além do horizonte - A travessia", de Fernando Vendrell, com Gonçalo Waddington, Miguel Damião, Rafael Gomes e Júlia Palha no elenco.
Estes acrescentam-se à lista dos filmes agora anunciados no programa do The Theater By Toyota, estando previstos para a outra sala de cinema do festival, cuja programação "será apresentada brevemente", garante o festival.
Este ano, a programação estende-se no tempo e no espaço, extravasando os muros da Unicorn Factory e ocupando o Teatro Ibérico e a Igreja do Convento do Beato. Quanto aos convidados já conhecidos, eles incluem Kim Cattrall, atriz multifacetada que ficou popularizada principalmente pelo seu papel na série "O sexo e a cidade"; Meg Ryan, cujo currículo praticamente dispensa apresentações, dada a participação em alguns dos mais marcantes filmes das décadas de 80 e 90, de "Top gun" a "Sintonia de amor"; e Giancarlo Esposito - outro ator com um legado variado mas que muitos conhecem como Gus Fring de "Breaking bad".
Tal como aconteceu no ano passado, e como é apanágio do evento que nasceu no bairro de Nova Iorque em 2002 por iniciativa de Robert De Niro e Jane Rosenthal, o storytelling é uma das marcas do Tribeca, com o festival a incluir conversas, debates, palestras, painéis, sessões de cinema com filmes ou séries nacionais e internacionais, podcasts ao vivo e atuações musicais.
Os bilhetes para sessões de cinema individuais não estão ainda disponíveis para venda - a data de lançamento prevista é de 22 de setembro - mas os interessados já conseguem adquirir os Cinema Pack I e II, com acesso a seis e três sessões à escolha respetivamente. Segundo a organização, as versões destes Packs com 20% de desconto, ainda disponíveis, estão perto de esgotar e poderão ser compradas através do site do festival www.tribecalisboa.pt, na BOL e nos locais habituais. A primeira edição do Tribeca Festival em Lisboa acolheu mais de 5500 participantes e ambiciona este ano subir esse número.