Delegação com 20 artistas que trabalham em Portugal participa no maior evento de networking de dança.
Corpo do artigo
Uma delegação com 20 artistas portugueses ou que trabalham em Portugal chega hoje à Tanzmesse nrw, em Düsseldorf, na Alemanha. A Direção-Geral das Artes (DGArtes) e a Internationale Tanzmesse nrw, na Alemanha, assinaram este ano um acordo de cooperação internacional para a primeira participação portuguesa no evento.
A presença deste grupo de 20 artistas portugueses é assegurada em parceria com o Teatro Municipal do Porto e com O Espaço do Tempo, numa oportunidade para a divulgação de produções nacionais e circulação de artistas e obras portuguesas no domínio da dança contemporânea.
Neste que é o maior encontro internacional dedicado à dança contemporânea, que se realiza a cada dois anos e existe há 30 anos, participam 1500 expositores de 50 países selecionados por um comité curatorial.
O evento funciona como um fórum de intercâmbio, transferência de conhecimento e networking, sendo um dos imprescindíveis pontos de encontro para criadores de dança internacionais.
Os escolhidos
Ana Isabel Castro, André “Speedy” Garcia, Bartosz Ostrowski, Bernardo Chatillon, Bibi Dória, BRABA platform/Ary Zara & Gaya de Medeiros, Bruno Brandolino, Catarina Miranda, Daniel Matos, Diana Niepce, Gio Lourenço, João dos Santos Martins, Joãozinho da Costa, Jonas & Lander, Luísa Saraiva, Natacha Campos, Odete, Tita Maravilha, Vânia Doutel Vaz e Wura Moraes compõem a participação portuguesa.
O evento divide-se em três áreas: Agora, Talk & Connect e o programa de Performance. Para a vertente de performance foram escolhidas as obras “Anda, Diana”, de Diana Niepce, e “La burla”, de Bruno Brandolino & Bibi Dória.
Mas, por lesão de um dos elementos da companhia de Diana Niepce esta foi substituída, por “O elefante no meio da sala”, de Vânia Doutel Vaz, que também tinha sido escolhida pelos curadores para a vertente Open Studios.
Estes dois espetáculos performativos serão apresentados em Düsseldorf, esta sexta-feira. Na secção Open Studios, no sábado, o bailarino e coreógrafo André “Speedy” Garcia assegura a representação portuguesa, em substituição de Vânia Doutel Vaz. Neste segmento, os artistas apresentam excerto de um trabalho, ainda em processo criativo ou já em circulação - onde há espaço para perguntas do público sobre os processos criativos.
Aumentar contactos
O espaço de exposição, Agora, é o ponto central da iniciativa, onde companhias, artistas e instituições se apresentam promovendo os seus trabalhos e aumentando a rede de contactos, como será o caso da representação de Portugal, que conta com um stand próprio.
Julia Asperska, Dan Daw, Natacha Melo e Quito Tembe são os atuais curadores associados do tanzmesse internacional nrw. Juntamente com os codiretores, formam o júri para selecionar o programa de espetáculos e cocurar a secção Talk & Connect.
Os curadores Associados procuram envolver-se num diálogo com artistas, profissionais de dança, organismos de financiamento e decisores políticos para reunir uma ampla gama de vozes do setor.