A 3ª edição do festival arranca no Parque da Bela Vista esta quinta-feira, 29 de agosto. Sam Smith e LCD Soundsystem estão entre os cabeças de cartaz, num ano em Madrid recebe uma edição simultânea. Por cá, há novidades nos acessos e pagamentos – e um novo palco.
Corpo do artigo
São mais de 50 atuações musicais, distribuídas por três dias e quatro palcos – um deles novo e dedicado a Lisboa. O Meo Kalorama está de volta ao Parque da Bela Vista, já a partir desta quinta-feira e até sábado. No mesmo fim de semana, acontece o primeiro Kalorama Madrid, com organização e cartaz partilhado.
Intitula-se como o último dos grandes festivais de verão, certamente um dos que acontece mais no fim da habitual canícula ou temporada de férias. Em três anos, o Kalorama ganhou nome e reputação, em Portugal e no estrangeiro, devido à diversidade do cartaz. 2024 não volta a ser exceção: entre 53 artistas, metade no feminino, contam-se nomes como Burna Boy, RAYE, Massive Attack, Sam Smith, LCD Soundsystem, Peggy Gou, Jungle, The Kills, Ana Moura, Fever Ray, Gossip, Filipe Catto, Olivia Dean, Soulwax, Yves Tumor, dEUS, Luiza Lian e Moonchild Sanelly, entre muitos outros.
O regresso das artes
Como tem sido apanágio do evento desde a primeira edição, a deste ano volta a ter várias propostas de artes visuais no recinto e palcos da Bela Vista; três delas com a renovada curadoria da Underdogs. Outra proposta é de Nuno Pimenta, o artista Ephemeral Ethernal, responsável pela identidade do Palco MEO.
Ana Malta, artista Underdogs, assinará o Palco San Miguel, enquanto Manel Alma ficará responsável pela Skate Ramp Garnier, apresentando um trabalho baseado na experiência ilustrativa no mundo do "motion graphics".
Um novo palco, o Palco Lisboa, terá a assinatura de LS nas artes visuais: o artista de Chelas junta-se aos músicos do bairro que integram a programação do festival, com curadoria da associação Chelas é o Sítio, levando a expressão criativa da comunidade local para o interior do Parque da Bela Vista.
Novidades, horários e casheless
Tudo começa a partir das 16 horas do dia 29 de agosto, quando abre o recinto da Bela Vista ao público. A rotina repete-se nos três dias de música: as portas estão sempre abertas a partir das 16 horas e encerram às 2 horas a 29 de agosto e às 3 horas nos dias 30 e 31 de agosto.
Novidade para este ano é o reforço da mobilidade sustentável, com maior oferta de transportes públicos, bem como a já noticiada internacionalização, com a estreia num evento simultâneo em Madrid.
No recinto, será adotado o método de pagamento Cashless: os bilhetes de três dias e os bilhetes diários devem ser trocados por uma pulseira que permite a entrada e saída do recinto e serve também como forma de pagamento em todo o festival. Esta pode ser (re)carregada online, com o telemóvel, ou nos pontos Cashless que se encontram distribuídos pelo recinto.
Bilheteiras e trocas por pulseiras
Os bilhetes custam 65 euros mais taxas no caso dos diários e 160 euros (mais taxas) para os passes de 3 dias. Segundo a organização, estão neste momento à venda os “últimos bilhetes” para esta edição.
As bilheteiras funcionam das 12 horas à meia noite de dia 29 de agosto e até à uma da manhã nos dias 30 e 31. A troca de bilhetes de três dias e diários por pulseiras deve ser feita junto à bilheteira, no Welcome Center, nos mesmos horários.
Este ano há cacifos da Mobile Locker, com entrada USB e USB-C, o que possibilitam o carregamento do telemóvel durante o festival (cabo não incluído). Os cacifos podem ser abertos de forma ilimitada através de um código.
Transportes e acessos
São várias as maneiras de chegar ao recinto da Bela Vista: pela CP, há ligações a partir e para a Estação Lisboa-Oriente, e outras ligações asseguradas pela Carris e pelo Metropolitano de Lisboa.
Se vem da linha Sintra/Azambuja, na estação Lisboa-Oriente pode apanhar o Metro - Linha Vermelha para chegar ao Kalorama. A estação Roma-Areeiro fica a 20 minutos a pé do Parque da Bela Vista.
Devido a uma parceria com a CP, há 30% de desconto para os portadores de bilhete do festival nas viagens Intercidades, Comboio Especial Regional e InterRegional, válido de 29 de agosto a 1 de setembro; bem como uma tarifa de 3 euros nos Urbanos do Porto e de 4 euros nos Urbanos de Coimbra, além das viagens de longo curso. Existe ainda uma tarifa de 3 euros nos Comboios Urbanos de Lisboa, Cascais e Sintra/Azambuja.
Para usufruir destas ofertas, é necessário apresentar o comprovativo do bilhete ou do passe geral.
O Metro funciona em serviço normal até à 1 hora e terá serviço extra, após essa hora, nas Linhas Vermelha e Verde. Na Vermelha, os últimos comboios partem das estações Aeroporto e S. Sebastião às 3 horas e na Linha Verde saem metros das estações Cais do Sodré e Telheiras à mesma hora.
Quanto à Carris, as carreiras de serviço regular que passam junto e/ou pelo Parque da Bela Vista são as 727, 755 e 794.
Há também carreiras extra, com paragem junto ao Centro Comercial da Bela Vista, perto do Metro. Estas funcionam entre as 00.30 horas e as 3.30 horas no 1º dia do festival e as 1 horas e 4 horas no 2º e 3º dia. Têm como destino Oriente e Cais do Sodré.
Os portadores de bilhete para o evento podem ainda adquirir uma viagem de ida e volta na Fertagus pelo preço promocional de 2,50 euros, válido para qualquer estação de origem Fertagus e para Lisboa. Na Transtejo Soflusa, além do serviço regular em todas as ligações fluviais: Barreiro, Cacilhas, Montijo, Seixal e Trafaria, há carreiras extra nas madrugadas de 30 e 31 de agosto e 1 de setembro.
Já a Rede Expressos garante serviços de vários pontos do país para Sete Rios e Oriente, em Lisboa, durante todos os dias, com desconto de 25% para clientes portadores de bilhete.
Finalmente, o evento aliou-se ao passe Navegante, sendo que os utilizadores deste cartão de transporte vão poder beneficiar de descontos de 25 euros na compra do passe de 3 dias e de 10 euros no bilhete diário.
Para tal, todos os que têm um cartão Navegante personalizado válido deverão gerar um voucher de desconto online, através da partilha do seu número de cartão navegante e NIF associado ao registo de cliente, e usá-lo posteriormente. A promoção é no entanto limitada à disponibilidade.
Shuttles Via Verde
Ainda no plano dos acessos, a Via Verde disponibiliza shuttles gratuitos que farão o percurso entre Sete Rios e o recinto do festival Kalorama, com saídas de 30 em 30 minutos.
O primeiro shuttle está marcado para as 15 horas e o último para as 4 horas. Os shuttles podem ser utilizados por todos os portadores de bilhete ou do passe e passam por pontos como Sete Rios, Avenida de Berna, Avenida de Roma ou Avenida dos EUA.
Os portadores de bilhete podem ainda estacionar num dos parques da Telpark por 4.90 euros por dia.
Itens proibidos
Esta segunda-feira, foram ainda divulgados quais os itens que não podem entrar no recinto.
Eles incluem comida em grandes porções; qualquer tipo de bebida, garrafas de vidro ou de metal, garrafas com tampa ou embalagens de líquidos com capacidade superior a 100ml; latas (bebida e spray); capacetes; selfie sticks; computadores e laptops; power banks com dimensão superior a um telemóvel; malas e mochilas de viagem e de grandes dimensões; equipamento de áudio, vídeo ou fotográfico, de grandes dimensões e/ou profissional, com ou sem tripé; lasers e lanternas.
Proibidas estão também armas de fogo e brancas; fogo de artifício, material pirotécnico e explosivos; objetos cortantes, pontiagudos ou perfurantes; chapéus de chuva; cadeiras; cordas; lasers e lanternas; substâncias tóxicas e drogas.
Horários dos concertos
São também já conhecidos os horários de todos os concertos, por datas e palcos:
29 de agosto
Palco Meo:
17.15 horas: Mulleca XIII
18.15 horas: Ana Lua Caiano
20.05 horas: Massive Attack
23.10 horas: Sam Smith
Palco San Miguel:
17.40 horas: Monobloc
19 horas: Gossip
22 horas: Fever Ray
00.40 horas: Peggy Gou
Palco Lisboa:
17 horas: Landz
18 horas: Filipe Catto
19.15 horas: Vagabon
22 horas: Jalen Ngonda
00.45 horas: Lloyd Carner
Palco Panorama:
17 horas: Yizhaq
19 horas: Ketiov
21 horas: Kiddy Smile
23.30 horas: Cheriii
30 de agosto
Palco Meo:
17 horas: Wilson
18.35 horas: Olivia Dean
20.45 horas: Jungle
00.00 horas: LCD Soundsystem
Palco San Miguel:
17.45 horas: Emmy Curl
19.40 horas: The Kills
22.05 horas: The Postal Service + Death Cab For Cutie
01.35 horas: Folamour (A/V)
Palco Lisboa:
17 horas: Unsafe Space Garden
18.20 horas: Glockenwise
20 horas: English Teacher
23 horas: Nation of Language
00.30 horas: Ezra Collective
Palco Panorama:
17 horas: Noia
19.30 horas: Merve
22 horas: CC: Disco!
00.30 horas: Cormac
31 de agosto
Palco Meo:
17 horas: Br!sa
18 horas: Cláudia Pascoal
19.45 horas: Ana Moura
22 horas: Raye
00.30 horas: Burna BoY
Palco San Miguel:
17.15 horas: Fabiana Palladino
18.50 horas: Luiza Lian
20.55 horas: dEUS
23.30 horas: Overmono
01.50 horas: Soulwax
Palco Lisboa:
17 horas: Catana
18.45 horas: Moonchild Sanelly
20.45 horas: Bandalos Chinos
23.15 horas: Yard Act
01.15 horas: Yves Tumor
Palco Panorama:
17 horas: Zsongo Club Showcase
20 horas: DJ Lambo
22 horas: Kampire
00.30 horas: DJ Python