Aljezur oferece zona de praias paradisíacas e alojamento ao estilo rural de qualidade.
Corpo do artigo
A costa algarvia continua a manter o pendor quase intocável de meca turística. Todavia, a azáfama que ali se instala em época alta, desincentiva e desvirtua o conceito de férias. Mas além das atracções turísticas mais badaladas, existem verdadeiros paraísos quase por explorar. Aljezur é disso exemplo.
A paisagem idílica que preserva o encanto bucólico conjugado com as magníficas praias constituem, indelevelmente, um sedutor cartão de visita.
Naquela zona, os vastos areais enquadrados em escarpas esculpidas, que refugiam as acolhedoras praias da Amoreira, Monte Clérigo, Arrifana, ou Vale dos Homens, oferecem uma comodidade muito distante da que está disponível na maioria das praias algarvias. Ora, as crianças poderão ali gozar de uma maior liberdade de movimento. E os banhos nas quentes lagoas que as ondas do mar vão formando também são um entretém. Surf, BTT, passeios pedestres ou de burro, a que se soma a hipótese de contacto com vestígios arqueológicos, são apenas alguns dos afazeres.
Alojamento de qualidade não foi, porém, olvidado, não obstante a aura campestre. Aliás, é justamente no turismo de habitação rural que residirá a melhor opção para estadia. O Monte João Roupeiro, localizado entre Odeceixe e Maria Vinagre, que derivou de uma requalificação de antigas casas de agricultores, onde é possível jogar uma partida de ténis e dar mergulhos na piscina; ou o projecto Carpe Vita, em pleno coração do romântico centro histórico de Aljezur, gizado por um jovem casal que recuperou casinhas em taipa, transformando-as em retiros, e oferecendo ainda visitas guiadas e massagens de relaxamento, shiatsu e abyanga, são ambos excelentes escolhas. Os preços oscilam entre os 75 e 95 euros diários.
A nível de restauração poder-se-á deleitar óptimas refeições nos restaurantes "Com Alma", no centro de Aljezur, em que as mãos de fada para a cozinha de Patrícia, a que se associa a um apurado sentido de sofisticação, resultam em repastos sem igual; " Le Colesterol", onde as variadas tapas são o ex-líbris, além nos muitos restaurantes à beira-mar plantados em que o marisco é a iguaria de eleição.
Festivais de Verão por perto, como é o caso do Sudoeste, na Zambujeira do Mar.
casasbrancas.pt;
tmn.pt/swtmn09 ;
fmm.com.pt