<p>Etá farto de dormir em hotéis durante as férias mas também receia as massificadas viagens de cruzeiro? Então nada como uma solução intermédia: os barcos-casa que pode alugar na Marina da Amieira, no concelho de Portel (em pleno Alqueva). E não desespere. Para tripular as embarcações nem sequer precisa de carta de marinheiro. </p>
Corpo do artigo
Estas são uma férias à medida bastante originais. Pode ir numa viagem romântica a dois ou acompanhado pelas crianças. E até pode levar os amigos, uma vez que a Amieira Marina, a empresa gestora, dispõe de barcos casa com diversas capacidades.
"A proposta passa por aproveitar a calma e sossego do imenso espelho de água. As pessoas podem deslocar-se ao seu próprio ritmo, escolher o que querem fazer, acostar às margens e seguir de bicicleta até à aldeia mais próxima", explicou Manuel Maia, da direcção de marketing da empresa.
Os responsáveis do projecto garantem que, "graças à grande autonomia das embarcações, "é fácil aportar (quase sempre há um cais à espera) e depois é só ir de bicicleta de visita às povoações ribeirinhas usufruindo de todo o potencial turístico da região".
Entre essas povoações contam-se, do lado português, as aldeias de Amieira, Alqueva, Estrela , Luz, mas também Mourão, Monsaraz e Juromenha. Do lado espanhol esperam ainda o visitante as povoações de Cheles e de Villar Real.
As embarcações, para além dos quartos, das instalações sanitárias e das áreas comuns, possuem zonas de solário, de pesca, e barbecue exterior, pelo que estará garantida a ausência de monotonia para quem alugue estas embarcações. Os barcos-casa possuem ainda dois pontos de comando, um exterior no tombadilho e outro interior, ambos com uma ampla visibilidade, que permite uma navegação em total segurança.
"O tripulante só precisa de bom senso porque antecipadamente receberá um mini-curso de cerca de hora e meia, sobre o modo como tripular o leme". Todos os barcos dispõem de equipamento específico de localização e segurança: Plotter, GPS e Sonda de Varrimento Vertical.
