São já sete os países em que "José e Pilar" foi ou está em vias de ser exibido, um feito incomum para o cinema português. Além de Portugal, o documentário de Miguel Gonçalves Mendes assegurou distribuição em mercados como a Espanha, Méximo, Brasil, Itália, Estados Unidos da América e Canadá.
Corpo do artigo
O filme de Miguel Gonçalves Mendes conseguiu só em Portugal mais de 22 mil espectadores nas salas de cinema, um número que o torna o documentário português mais visto de sempre.
No Brasil, foram 40 mil os espectadores que acorreram às salas para ver o filme. "José e Pilar" obteve ainda o prémio do público na Mostra de Cinema de São Paulo.
O recente acordo com a distribuidora Outsider Pictures vai permitir que o filme possa também ser visto nos mercados norte-americano e canadiano.
Todavia, a estreia deverá ocorrer apenas no final do primeiro trimestre, o que coloca em risco a escolha para o lote final de candidatos ao Oscars. Recorde-se que, para serem admitidas na corrida, as películas devem estrear em sala até Dezembro.