Para os melómanos, amantes do jazz, avizinha-se um sério problema de escolha este fim de semana. Matosinhos, Cascais, Viana do Castelo e Lisboa recebem importantes certames do género.
Corpo do artigo
A encerrar o EDP Cool Jazz, no Hipódromo Norah Jones e a sua voz de veludo atuam este sábado, às 22 horas, no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais. Vencedora de nove grammys e com vendas superiores a 50 milhões de álbuns em todo o Mundo, será um dos concertos imperdíveis deste verão.
Não muito longe, às 21.30 horas, prossegue a 39ª edição do Festival Jazz em agosto, da Gulbenkian, em Lisboa, com o concerto dos Natural Information Society, nos jardins da fundação. A história recua até aos anos 90, quando Joshua Abrams, referencial da cena musical de Chicago, viajou até Essaouira, em Marrocos e comprou o seu guimbri , uma espécie de alaúde-baixo. A este acontecimento determinante juntou-se Hamid Drake e a improvisação europeia Evan Parker, encontro registado no álbum "Descension (Out of Our Constrictions)", gravado no Café Oto, em Londres.
A norte, encerra o 32º Festival Jazz na Praça da Erva com o concerto da norte-americana Rhoda Scott, organista e cantora de soul jazz, com 85 anos de idade. Segundo a organização, Rhoda Scott atuará este sábado, acompanhada por um jovem baterista francês da nova geração, Thomas Derouineau. A octogenária tocará num antigo órgão Hammond (que já não é fabricado desde 1974), vindo propositadamente de França.
Também, a norte, em Matosinhos prossegue o Matosinhos em jazz. No concerto deste sábado, às 18 horas no coreto do Jardim Basílio Teles, a Orquestra Jazz de Matosinhos abre as portas à música do contrabaixista Zé Eduardo, figura marcante para do jazz nacional, cujo resultado está registado em “Alter Ego”, o disco que será apresentado ao vivo este sábado.