
Jovem atriz iraquiana Baneen Ahmad Nayyef, de 9 anos, descoberta nas ruas de Bagdade, é magnética.
Foto: Direitos reservados
"O bolo do presidente", do realizador Hasan Hadi, é o primeiro filme iraquiano a estrear em sala em Portugal.
Fazer um filme no Iraque, apesar da sua cultura milenar, e face à situação política e social no país, deve constituir um pequeno milagre. Na realidade, foi o que aconteceu com "O bolo do presidente", primeira longa-metragem do realizador Hasan Hadi.
Maior milagre ainda é "O bolo do presidente" ser o filme que é, uma pequena joia para quem gosta de ir à sala e continuar a "viver" o filme após as luzes se acenderem.
O filme de Hasan Hadi foi o primeiro do seu país a estar em Cannes, o que aconteceu na Quinzena de Cineastas, e venceria a Camera d"Or, reservada ao que o júri considera ser a melhor primeira obra de todo o festival.
Mais recentemente, "O bolo do presidente" tornou-se também o primeiro filme iraquiano a ser incluído numa "shortlists" dos Oscars, sendo dado quase adquirido que estará nos cinco finalistas de Melhor Filme Internacional (os nomeados serão conhecidos no dia 22 de janeiro). E torna-se hoje, salvo qualquer erro de quem escreve estas linhas, o primeiro filme do Iraque a estrear em sala em Portugal.
O que se esconde, então, por detrás deste doce cinematográfico? Passado em Bagdade nos anos 1990, ainda sob o regime de Saddam Hussein, segue uma menina de nove anos que percorre a cidade em busca de ingredientes para fazer o bolo de aniversário do presidente.
O filme é fruto da paixão do realizador em contar esta história, que releva das suas memórias de infância, e do trabalho de uma equipa e de um grupo de não atores para a conseguir por de pé, sobretudo da jovem Baneen Ahmad Nayyef, descoberta nas ruas da cidade e cujo olhar magnetizou o realizador - e agora os espetadores. Hasan Hadi mostra que é possível falar de política com humanidade e não esquece que o cinema é expressão criativa.
Sem qualquer tipo de condescendência: "O bolo do presidente" é o filme a ver esta semana, com estreia nas salas já esta quinta-feira.
