Exposição "Uma viagem pelo asfalto", na Casa Comum da Reitoria, propõe um olhar sobre a cena musical do Porto nos anos de 1980, década de todas as mudanças.
Corpo do artigo
É na Casa Comum da Universidade do Porto que está alojada a exposição “Uma viagem pelo asfalto. O rock no Porto nos anos 80”, um olhar sobre a cena musical da Invicta num período de forte mudança por toda a Europa.
Apesar das coordenadas que orientam o visitantes, a exposição pode ser percorrida de forma aleatória.
Rui Veloso, GNR, Táxi e Trabalhadores de Comércio são pontos de passagem desta mostra, que resulta de dois anos de pesquisa pela investigadora na área da Sociologia Paula Guerra.
Através de fotografias, cartazes, recortes de jornais, fanzines e capas de vinis de banda. os visitantes podem também encontrar o rasto de projetos há muito extintos, como Roxigénio, Tilt, Telectu ou Volúpia Mundana. De regresso após uma ausência dos palcos de 25 anos, os Hospital Psiquiátrico são outra das bandas destacadas.
Inaugurada a 8 de abril, “Viagem no asfalto” está patente ate ao 20 de setembro. A entrada é gratuita e as visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 13 horas, e das 14 às 17.30 horas. Já aos sábados, as portas abrem entre as 15 e as 18 horas.