Além de quatro quilómetros de areia macia, a praia de Lagos tem para oferecer águas límpidas e calmas e uma vegetação dunar ímpar.
Corpo do artigo
Cinco praias de Lagos mereceram, este ano, a atribuição da Bandeira Azul. Escolher apenas uma é árdua tarefa, mas a ausência de rochas e o vasto areal, os seus quatro quilómetros conferem-lhe o título de maior baía da Europa, fizeram pender o prato da balança para a Meia Praia, considerada uma das mais belas do Algarve.
A diversidade da costa de Lagos, um misto da costa selvagem Vicentina e de toda a restante costa algarvia, confere à Meia Praia características ímpares. A areia é especialmente macia e de uma palidez única e as famílias desfrutam de um cenário de excepcional tranquilidade, podendo o veraneante quebrar eventuais achaques de monotonia com visitas de barco a magníficas enseadas e grutas que não têm acesso de outra forma.
O acesso à praia faz-se através de uma rede de passadiços sobreelevados que percorre grande parte do areal, de forma a permitir a conservação da vegetação dunar, onde predominam o vistoso narciso-das-areias, o trevo-de--creta e o estorno.
As águas calmas são propícias aos mergulhos e às brincadeiras. A Meia Praia é também um exemplo para as restantes praias no que toca a crescimento com qualidade. É uma das mais procuradas da região, ostenta a Bandeira Azul e Qualidade Ouro.
A Meia Praia tem ainda para oferecer a prática dos mais variados desportos náuticos. Existe um centro de windsurf e, na marina, podem obter-se informações sobre mergulho, esqui aquático, kitesurf, vela, voleibol e futebol de praia. Em pleno alto-mar pratica-se a pesca desportiva.
O acesso pode ser feito de carro, de comboio, de autocarro ou de barco e na sua extremidade leste, menos frequentada, a serenidade é garantida e talvez por isso o nudismo seja tolerado, embora exista sempre a possibilidade de um ou outro "têxtil" correr a alertar a Polícia Marítima.
Estacionamento amplo e bastante ordenado, dispõe de equipamentos de apoio, restaurantes e casas de banho com acesso a pessoas de mobilidade reduzida. Há equipamento adequado, junto ao nadador-salvador, que permite o acesso à água a pessoas com mobilidade reduzida.