Um dos filmes-sensação do momento, "20.000 espécies de abelhas" está em cartaz até segunda-feira no Cinema Trindade, no Porto.
Corpo do artigo
Filme que marcou a estreia na realização de longas-metragens da basca Estibaliz Urresola Solaguren, “20.000 espécies de abelhas” é uma das propostas que o Cinema Trindade apresenta até segunda-feira (a sessão começa às 14.15 horas).
A protagonista é uma criança de oito anos que se angustia pela forma difusa como a sua identidade de género é tratada pelos que a rodeiam. Ao longo de uma temporada de verão, liberta dos condicionalismos e pressões do dia a dia, a criança vai ter oportunidade de aprofundar e explorar a sua identidade, rodeada por uma série de mulheres que lhe são próximas, mas com as quais nem sempre foi fácil estabelecer um diálogo produtivo.
Se a mãe também enfrenta problemas pessoais que a impedem de dar a atenção devida à filha, a jovem encontra na tia-avó, um espírito livre, um exemplo inspirador que a deixa mais esperançada.
Pelo seu papel como protagonista neste filme, a jovem atriz Sofia Otero, de nove anos, conquistou o principal prémio de interpretação na edição deste ano do Festival de Berlim.
Cinema Trindade
Rua do Almada, 412, Porto