A obra do compositor francês Gabriel Fauré vai ser evocada este sábado à noite por Pedro Burmester e pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos num concerto a ter lugar no Teatro Municipal Constantino Nery, em Matosinhos.
Corpo do artigo
Um concerto que reúne Pedro Burmester e o Quarteto de Cordas de Matosinhos é sempre uma ocasião especial. Mas o recital que o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery acolhe este sábado, às 21.30 horas, reveste-se de características ainda mais singulares, ao ser dedicado a Gabriel Fauré, concretizando mais uma das várias participações conjuntas que têm tido ao longo dos anos.
Falecido em 1924, aos 79 anos, o compositor francês foi fortemente influenciado no seu percurso pelos mestres alemães, assim como pela modalidade gregoriana e pelas subtilezas simbolistas francesas.A sua obra, ainda que escassa, deixou uma marca profunda no meio musical, de que são exemplo as peças escolhidas para o concerto de sábado: o quarteto de cordas em mi menor, op. 121 e o quinteto com piano n.º1 em Ré Menor, op.89 (1903/06).
O bilhete normal para o concerto tem o custo unitário de 7.50 euros (estudantes e séniores pagam cinco euros).