
David Guerra regressou ao Meo Sudoeste nove anos depois
Direitos reservados
Primeira noite do festival Meo Sudoeste ficou marcada pelo regresso do DJ fe produtor francês David Guetta.
Corpo do artigo
Nove anos depois, David Guetta regressou à Herdade da Casa Branca e fez questão de assinalar o momento logo no início da muito aguardada atuação, ponto alto do dia inaugural. “Sudoeste. Estou tão feliz por estar de volta depois de tanto tempo. Adoro este festival”, atirou o DJ e produtor francês, para gáudio do muito público presente.
O que se seguiu foram duas horas de forte aparato sonoro, mas sobretudo visual. Ou não fossem os ‘sets’ de Guetta conhecidos pelo forte investimento de lasers e fumo. O concerto na Zambujeira do Mar não foi exceção, tendo sido marcado pelo revisitar dos êxitos que têm marcado o percurso artístico de um DJ cujo cachê médio habitual ronda o milhão de euros.
Foi esta, pelo menos, segundo o jornal “La Voz de Galicia”, a verba aproximada paga pelo município de Vigo para assegurar a presença do artista nas concorridas festas de Vigo, que se realizam no próximo fim de semana.
Feita para ir ao encontro das expectativas populares, a atuação de Guetta convocou os seus principais êxitos, como “What is love”, “One kiss”, “Love tonight”, “I gotta feeling”, “A sky full of stars” e “Wake me up”, feitos em parceria , respetivamente, com Haddaway, Dua Lipa, Shouse, Black Eyed Peas, Coldplay e Avicii, apresentados segundo as versões do DJ.
Não faltaram ainda temas próprios do artista, como “Titanium”, “Sexy Bitch” e “Play hard”, acolhidos com nítidos sinais de euforia por parte do numeroso público.
Xutos a abrir
A celebrar 25 edições, o festival tem apostado nos últimos anos em territórios sonoros mais dançáceis, como o ‘techno’ ou ‘house’. Mas, como grande celebração popular que sempre foi, o Sudoeste nunca fechou a porta a outros sons.
Prova disso foi a atuação dos Xutos & Pontapés, os outros protagonistas da primeira noite, que, pela voz de Tim, cedo disseram ao que iam. “Isto é uma banda de rock. Portanto, vamos tocar aqui um bocadinho de rock”. Promessa cumprida, já que a mítica banda se manteve fiel ao seu estilo.
Numa edição do Sudoeste marcada pela vaga de incêndios nas proximidades do recinto (sem, contudo, atrapalharem o desenrolar do festival), uma das notas de destaque vai para a transmissão em direto de vários concertos via Instagram. Segundo o patrocinador do evento, trata-se do “primeiro festival em Portugal a transmitir em direto, no Instagram oficial do evento, vários concertos de todos os palcos, incluindo o palco principal”.
Nos três dias que ainda faltam na edição deste ano, são ainda muitos os artistas esperados. Se nesta quinta sobressaem Bizarrap e Farruko, a noite e a madrugada de sexta ficam por conta de nomes como Metro Boomin, Rae Sremmurd e Karetus, enquanto no sábado fazem parte do cartaz Hardwell e Steve Aoki, os cabeças de cartaz do festival, mas também Blasterjaxx e Ivandro.

