Aproximação aos filmes e à personalidade de um dos mais influentes cineastas da nossa era, o livro "Quentin Por Tarantino" chega às livrarias portuguesas no início da próxima semana.
Corpo do artigo
Com a chancela da ASA, "Quentin por Tarantino" traz "uma nova luz" sobre a obra do cineasta norte-americano.
De acordo com a chancela pertencente à Leya, o livro mergulha no cérebro de Quentin Tarantino que, com a sua produtora de filmes independentes durante a década de 1990, realizouuma verdadeira revolução no cinema".
A viagem acompanha o realizador desde as suas duas primeiras longas-metragens, "Reservoir Dogs" (1992) e "Pulp Fiction" (1994), premiado com o Palma de Ouro em Cannes, e aborda também "a vida, os começos, os filmes, as influências e as opiniões de um dos mais talentosos diretores e roteiristas contemporâneos". Pelo meio, não faltam referências recorrentes à cultura pop, às cenas estéticas mas extremamente violentas dos seus filmes, fortemente influenciados pelas artes marciais ou westerns spaghetti.
O autor da obra é Amazing Ameziane, artista francês cuja obra bebe inspiração nas bandas desenhadas de Frank Miller & Bill Sienkiewicz e nos filmes de Bruce Lee e Sergio Leone,
Ilustrador e designer gráfico até ao final de 2001, Amazing Améziane criou o seu pseudónimo artístico nessa altura, depois de ter criado em seis meses as 180 páginas de seu livro thriller negro "Bagmen". Produziu depois disso e até à data 20 livros, alguns dos quais já traduzidos em mais de nove países. Nas Éditions du Rocher, publicou, com Sybille Titeux de la Croix, "Miss Davis", a adaptação do romance cult de George Orwell "1984" e as biografias de Martin Scorsese e recentemente de Francis F. Copolla.