Para as pessoas que têm animais de estimação, viajar implica um planeamento maior: transporte, alojamento e actividades, tudo é condicionado pelos companheiros de quatro patas.
Corpo do artigo
Há duas possibilidades: deixá-los num hotel para animais e viajar sem eles ou levá-los consigo nas férias. Abandonar não é opção.
O site Bichara.net, por exemplo, dispõe de um catálogo de destinos e de hotéis que aceitam animais entre Portugal e o Brasil. Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Ilha de São Miguel, Ilha do Faial, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu figuram neste mapa. Já do outro lado do oceano, também são muitas as possibilidades: desde a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro ao encantador estado da Bahia.
E a listinha de possibiliades não se limita neste site. Experimente idealizar um destino e depois procure saber que alojamentos aceitam animais e em que condições. As unidades de turismo rural costumam ser boas soluções e, se é fã de campismo, saiba que há muitos 'parques amigos dos animais'. Mas há também hotéis e apartamentos de férias disponíveis para a família - mesmo toda.
Se estiver com vontade de conhecer melhor o Norte do país, a Quinta da Roseira, em Ponte de Lima, é um dos locais onde pode passar férias com os seus animais, desde que sejam de pequeno porte, como é habitual. Trata-se de uma casa apalaçada construída nos finais do século XIX que foi recuperada, estando hoje na página dos Solares de Portugal. Mais a Sul, em Loulé, por exemplo, a Quinta da Várzea aceita estes hóspedes. Trata-se de uma unidade de agroturismo e onde antigamente se destilava o medronho.
Mas antes de meter-se no carro ou no avião, há que considerar alguns factores: o temperamento do animal, o seu estado de saúde, a identificação, o boletim de vacinas. Se for a primeira longa viagem dele, faça alguns ensaios ao fim-de-semana e certifique-se que ele viagem numa caixa confortável. Numa deslocação internacional, informe-se sobre as leis de transporte de animais do país de destino e as condições requeridas pelas companhias aéreas. Vai ver que é só uma forma diferente de viajar.