Os festivais de verão não são apenas urbanos. Do Alto Minho ao Alentejo, há certames com música para todos os gostos. Sendo quase imperativa a ditadura do rock e da pop nos cartazes, ainda assim há várias exceções. Veja aqui as principais ofertas veraneantes.
Corpo do artigo
Nos Alive
Passeio Marítimo de Algés
11 a 13 de julho
O Nos Alive já tem o bilhete para os três dias com campismo esgotado. Como é habitual, os cabeças de cartaz são nomes fortes, tais como Pearl Jam, Arcade Fire, The Smashing Pumpkins, Dua Lipa, Tyla ou Sum 41. Neste momento, só estão disponíveis os bilhetes diários (79 euros), ou bilhetes para dois dias (158 euros).
Meo Marés Vivas
Vila Nova de Gaia
19 a 21 de julho
O Marés Vivas deste ano está dedicado a um certo revivalismo das boys bands e traz como cabeça de cartaz nomes como Take That, D’ZRT, DAMA, Ben Harper, James Arthur, Ornatos Violeta, Snow Patrol, Rag’n’Bone Man e muito mais. O passe de três dias é dos mais baratos: 90 euros; os bilhetes diários custam 45 euros.
Super Bock Super Rock
Meco - Herdade Cabeço da Flauta, Sesimbra
18 a 20 de julho
No mesmo fim de semana do Marés Vivas, a Sul decorre o Super Bock Super Rock. Neste festival fora do ambiente urbano, numa zona de pinhal próxima da praia do Meco, o passe geral com direito a campismo custa 154 euros, ou 144 euros sem campismo. Quanto aos bilhetes diários o valor é de 72 euros. Måneskin, Royal Blood, Stormzy, 21 Savage, Slow J e Tom Morello são os principais artistas do festival que decorre num cenário idílico.
Ageas Cool Jazz
Cascais
1 a 31 de julho
Com um ambiente muito diferente dos festivais da pop rock, o Ageas Cool Jazz contém artistas consagrados da jazz e da soul. Jamie Cullum tem presença garantida, no dia 31 de julho. Outros artistas confirmados são Diana Krall, Air, Dino D’Santiago, Maro, Chaka Khan, Morcheeba, Luedji Luna e Marina Sena. O preço dos bilhetes varia entre 30 e 60 euros.
Meo Sudoeste
Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
7 a 10 de agosto
Eletrónica, hip-hop, trap e música latina são o forte do Sudoeste, o festival que atrai o público mais jovem. Anitta, Tin Garriz, Barbara Bandeira, Charlotte de Witte, Da Weasel e Alok são alguns dos artistas com lugar assegurado nesta edição. O passe geral para o Sudoeste com direito a camping tem o preço de 139 euros, sem camping custa 129 euros.
Vodafone Paredes de Coura
Praia Fluvial do Taboão
14 a 17 de agosto
Girl in Red, Idles, André 3000, The Jesus and Mary Chain, Fountaines DC, Killer Mike, Nouvelle Vague, Protomartyr, Slowdive, Cat Power e Vegyn são os grandes atrativos da 31.ª edição. O bilhete diário para Coura custa 60 euros e o passe geral 120 euros.
O Sol da Caparica
Parque Urbano da Costa da Caparica
15 a 18 de agosto
Certame dedicado à música lusófona, no programa estão Calema, Diego Miranda, Rui Veloso, Os Quatro e Meia, Xutos & Pontapés, Padre Guilherme, Cláudia Pascoal e Linda Martini, entre outros. Este festival é o mais barato com o bilhete diário a 28 euros e geral a 78 euros.
CA Vilar de Mouros
Vilar de Mouros
21 a 24 de agosto
Queens of the Stone Age, The Darkness, Soulfly, The Legendary Tigerman, Crystal Fighters e Jazmin Bean são as atrações do decano dos festivais nacionais. Os bilhetes diários custam 53,50 euros.
Meo Kalorama
Parque Bela Vista, Lisboa
29 a 31 de agosto
O mais jovem dos festivais vai para a 3.ª edição com LCD Soundsystem, Massive Attack, Sam Smith, The Postal Service e Death Cab for Cutie em destaque. O passe para três dias custa 160 euros e o bilhete diário fica por 65 euros.