"Velocidade Furiosa X" é o primeiro filme do ano a superar 600 mil espectadores
Recordista de bilheteira, "Velocidade Furiosa X" estreou há um mês, já lucrou 3,8 milhões de euros e deixou para trás "Avatar 2", que liderava o top dos mais vistos desde o início do ano.
Corpo do artigo
"Velocidade Furiosa X" ("Fast X"), a nova sequela das aventuras de ação e aceleração com Vin Diesel, é o primeiro filme no mercado português de cinemas a superar este ano os 600 mil espectadores.
Estreado exatamente há um mês, o filme somou até ao dia 14, segundo a tabela de bilheteira do Instituto do Cinema e Audiovisual, 608.189 espectadores em 11.564 sessões. Nesse período de exibição em salas de cinema acumulou 3,8 milhões de euros em receita bruta.
Todos os dados à volta de "Velocidade Furiosa X", que tem um elenco cheio de estrelas - Michelle Rodriguez, Charlize Theron, Helen Mirren, Brie Larson, Ludacris, Jason Statham, Jason Momoa ou a portuguesa Daniela Melchior -, estabeleceram recordes do ano e deixaram para trás "Avatar: o caminho da água", que era líder desde o início do ano. O filme de ficção científica e aventura realizado por James Cameron é agora o 2.0 mais visto em Portugal.
"Avatar 2" foi pulverizado pelas piruetas de carros e injeções de adrenalina de Vin Diesel e companhia: com mais sessões (16.692), o filme de Cameron seduziu uma menor quantidade de espectadores (466.034) e registou menos dinheiro em bilhetes vendidos (3.4 milhões de euros). Pormenor relevante: a ficção de James Cameron já está em exibição há meio ano, tendo estreado já no dia 16 de dezembro de 2022.
No Top 5 dos filmes mais vistos do ano em salas de cinema portuguesas estão duas longas-metragens de animação ("Super Mário Bros - O filme", em 3.º lugar. e "A pequena sereia", em 4.º), sendo os restantes todos filmes de ação e espetáculo e grandes efeitos especiais, incluindo "Velocidade furiosa X" (o 5.º filme mais visto em Portugal nesta altura é "Guardiões da galáxia 3").
O "fator casa" terá sido preponderante
Realizado por Louis Leterrier e com um índice de aprovação da crítica relativamente baixo para uma obra tão popular (6 pontos em 10 na classificação do IMDB; 55 em 100 no Metascore), "Fast X" conta em Portugal com o "fator casa".
A aguçar a curiosidade dos portugueses esteve, certamente, esse elemento extra de proximidade, uma vez que Portugal foi um dos países escolhidos, além do Reino Unido e Itália, para as filmagens deste 10.º episódio da saga cinematográfica.
A rodagem em Portugal atravessou três distritos, Lisboa, Vila Real e Viseu, onde várias estradas foram cortadas para dar espaço às manobras impossíveis de Vin Diesel e a sua família de aceleras. A derradeira cena de "Velocidade furiosa X", em que coexistem vários acidentes espetaculares com carros, foi mesmo gravada na Barragem do Cabril, concelho da Sertã, que surge transfigurada sob uma montanha de efeitos especiais.