Banda portuense celebra esta quinta-feira à noite na sua cidade 20 anos de carreira. Ainda há alguns bilhetes.
Corpo do artigo
Há um ano que os fãs de Os Azeitonas esperavam por este momento: o dia em que a banda de Marlon, Nena e Salsa iria subir ao palco do Coliseu do Porto para assinalar os 20 anos de lançamento do seu primeiro disco.
O concerto acontece já esta quinta-feira - as portas abrem às 20 horas; o espetáculo começa uma hora depois - e, apesar de o grupo prometer revisitar o baú com temas dos seus primeiros anos, o encontro será tudo menos nostálgico. O clima de festa tão característico do som da banda portuense não irá certamente faltar. Assegurado pelos elementos do trio, mas também por convidados de peso, cujo nome, para já, continua no segredo dos deuses.
Nascidos de uma brincadeira de amigos, Os Azeitonas nunca se levaram demasiado a sério. E aí reside um dos segredos da sua longevidade, como os próprios confirmam. "Um tanto ou quanto atarantado" marcou o início da caminhada musical, embora, à distância destes anos, vejam esta gravação como "o álbum zero".
Os anos seguintes trouxeram não só a tarimba do palco, com centenas de concertos pelo país fora e não só, mas também o apuramento das suas qualidades, assentes numa vontade contínua de criar, arriscar e continuar, premissas fundamentais de uma banda que nunca abriu mão da sua liberdade.
A afirmação da sua popularidade passou por temas que conquistaram muitos milhares ("Miúda", "Tonto de ti", "Dança menina dança", "Cinegirassol" e o incontornável "Aviões"), assim como pela energia contagiante que exibiam nos palcos.
O concerto desta quinta no Coliseu do Porto é o corolário de um ano intenso de comemorações que tem passado por novos singles, encontros com fãs e até uma exposição de fotografias na Leica Gallery, no Porto. Da autoria de Marlon, a mostra propõe-se ser "um olhar sensível que dialoga com a identidade da banda e com a sua própria forma de ver o mundo".
Ainda restam alguns bilhetes para o espetáculo - os preços vão dos 15 aos 45 euros.