
História do ex-chefe do Governo é contada "desde os modestos começos nas Beiras até à vida em Paris", culminando no julgamento por corrupção.
Foto: Direitos reservados
"Sr. Engenheiro - Alegadamente um musical" tem o ator Manuel Marques no papel do antigo primeiro-ministro socialista. É "um retrato político-social de um mundo de fotocópias, escutas e amigos muito amigos", diz o autor da peça, Henrique Dias
Corpo do artigo
A vida do ex-primeiro-ministro José Sócrates vai chegar pela primeira vez ao palco da ficção: o Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, estreia no próximo dia 1 de abril de 2026 - o dia das mentiras - "Sr. Engenheiro", peça que é "alegadamente um musical". A história do ex-chefe do Governo é contada "desde os seus modestos começos nas Beiras até à sua vida em Paris", culminando no julgamento por corrupção.
Protagonizado pelo ator Manuel Marques, que é arguido num processo por violência doméstica, o musical escrito por Henrique Dias e encenado por Rui Melo - dois dos criadores da série da RTP "Pôr do Sol" - chegará depois ao Coliseu do Porto, onde fica em cena de 14 a 17 de maio.
Depois da infância e da juventude, "há um melhor amigo muito generoso, uma assessora que acredita piamente nele, um motorista que sabe demais e licenciaturas ao domingo", assim como "um procurador que vai tentar perceber onde acaba a amizade e começa o favor, apesar do Sr. Engenheiro continuar convencido de que tudo não passa de uma cabala", adiantou a promotora, em comunicado.
"Sr. Engenheiro" assume-se, assim, como "uma crónica de costumes, um retrato político-social de um mundo de fotocópias, escutas e amigos muito amigos", sendo que o resto terá de "descobrir ao vivo, pois no teatro - ao contrário dos processos - não há segredo de justiça".
"A peça segue a tradição da crónica de costumes portuguesa, através de uma abordagem humorística a acontecimentos que já fazem parte do imaginário coletivo nacional", lê-se.
Os bilhetes encontram-se em pré-venda até às 9.59 horas do dia 24 de novembro, no site da Ticketline.
