O escritor e professor universitário galego Vicente Vázquez, de 31 anos, foi distinguido, na Cidade da Cultura da Galiza, em Santiago de Compostela, como vencedor do prémio literário da 9.ª edição do Nortear. O galardão é relativo a contos curtos de jovens escritores da Eurorregião da Galiza e Norte de Portugal.
Corpo do artigo
“Profundo sem nome” é o título do livro que deu a Vicente Vázquez o prémio Nortear. O escritor espanhol demonstrou satisfação “pela oportunidade de publicar em galego e português”.
O autor também já recebeu os primeiros exemplares de “Profundo sem nome” publicados em português e em galego, e mostrou-se emocionado por “fazer parte da lista de vencedores deste grande certame”.
O projeto europeu Nortear é um pólo cultural de referência na Europa no âmbito da cooperação transfronteiriça.
O prémio é uma iniciativa da Eurorregião Galicia - Norte de Portugal e faz parte do projecto europeu Nortear, que em 2019, foi distinguido na categoria de “Melhor Projecto de Cooperação Transfronteiriça” com o prémio europeu “Sail of Papenburg”, da Associação de Regiões Fronteiriças da Europa.
O subdiretor da Eurorregião, Xosé Lago, apresentou neste evento o novo projeto Nortear Galicia, que tem um orçamento de 460 mil euros desde 2023 até 2026.
Na cerimónia esteve presente o diretor da Eurorregião, Nuno Almeida, o diretor geral de Cultura e da Junta da Galiza, Anxo Lorenzo, e o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal, Jorge Sobrado.
A cerimónia de entrega do prémio incluiu ainda a mesa redonda “A cultura como oportunidade para a Eurorregião”, moderada por João Ribeiro da Silva, chefe de divisão de programação e promoção cultural da CCDR-Norte, na que participaram ainda a presidente da Associação Xuventudes Musicais do Eixo Atlântico, Andrea González, o escritor Manuel Andrade e o vencedor de 2021 do prémio Nortear, o escritor e jornalista Pedro Rodríguez.
Já com dez anos, o prémio Nortear continua a ser um projeto de êxito, sendo um exemplo destacado de espaço cultural único na Eurorregião, além de ser uma plataforma de lançamento para jovens escritores dos dois territórios. Distingue anualmente obras literárias originais, incentiva à criatividade literária entre os jovens residentes na Galiza e no Norte de Portugal e promove internacionalmente a distribuição dos livros.
Desde 2015 já foram apoiados nove vencedores do prémio Nortear, tendo sidio submetidas a concurso cerca de 400 obras de jovens da Eurorregião. Este ano, apresentaram-se, no total, 42 obras dos dois territórios.